quinta-feira, 29 de março de 2012

~ Coisas São Só Coisas ~



Estamos vivendo a doença do muito. As pessoas estão viciadas no excesso e não têm tempo nem para pensar no que realmente querem. Vão comprando e vão acumulando. Num dia é a pasta de dente pro cachorro, no outro o sapato que vai sair uma única vez do armário. Todos ficam esquecidos nos armários - uma espécie de limbo em casa. Além de eletrodomésticos, há as roupas ainda com etiqueta que jamais serão usadas, cremes para o rosto que provocam reação alérgica, e por aí vai.
Se as pessoas olhassem com mais atenção para suas casas superlotadas, se observassem tudo que está ali dentro, talvez comprassem menos.
O que leva muita gente a consumir é a falta de contato com as próprias coisas. A pessoa se esquece do que tem e, com a sensação de não ter, acaba comprando mais. Estímulos não faltam: além da oferta imensa de produtos, nunca houve tanta publicidade e tanta facilidade de crédito. E muitos não resistem à essa gama de tentações.
A questão do uso cada vez menor do dinheiro vivo como forma de pagamento também contribui para estimular as compras desnecessárias; ou seja, ao pagar com cartões e cheques, a pessoa não sente que está gastando.
Na base desse consumo exagerado está a insatisfação permanente do ser humano, a sensação de que sempre falta algo. É ela que deixa as pessoas mais vulneráveis aos apelos do marketing, que faz as pessoas irem atrás das ilusões.
Para lidar com essa loucura toda, é necessário o caminho do autoconhecimento. Ele ajuda a entender que as pessoas jamais vão sentir aquela satisfação plena que buscam, muito menos consumindo. Sobre o prazer possível, as pessoas devem embarcar em formas mais criativas de buscá-lo e investir nos relacionamentos pessoais - amigos, filhos, colegas de trabalho - porque são eles que realmente nos enriquecem interiormente.
A relação com o consumismo é clara: quanto mais pobre for a sua vida interior, mais necessidade de ter coisas você vai sentir.

Coisas são só coisas
servem só pra tropeçar
têm seu brilho no começo
mas se viro pelo avesso
são fardo pra carregar.


(Texto de Leila Ferreira, adaptado por Marcinha)

~ Sobre O Bom Humor ~


Cena 1 - Em Araxá, um comerciante chega ao armazém e indaga ao dono: 'Você tem veneno pra rato?' O dono responde que sim, dá o preço e pergunta: 'O senhor vai levar'? Com a pior cara do mundo, o comerciante responde: 'Não, vou trazer os ratos para comer o veneno aqui.'

Cena 2 - Em Goiânia, um engenheiro entra numa farmácia para comprar uma caixa de o.b. para sua mulher e, sem saber por onde começar e procurar, olha as prateleiras. Uma vendedora se aproxima e, quando ele diz o que quer, ela pergunta: 'De que tipo?' 'Tipo de o.b.?' Por essa o engenheiro não esperava. Diante do silêncio dele, ela emenda: 'Máxi, médio ou míni?' Com o ar mais calmo do mundo, ele responde: 'Não sei. É a primeira vez que vou usar. Qual deles você sugere?'

Se os estudos que vêm sendo feitos no mundo todo sobre o papel das emoções positivas na saúde estiverem corretos, o engenheiro goiano tem boa chance de desfrutar de uma vida mais longa e saudável do que o comerciante mineiro. Os dois têm a mesma faixa etária, o mesmo estilo de vida e nenhum deles descuida da saúde. Mas, ao contrário do comerciante, que costuma dar demonstrações frequentes de mau humor, o engenheiro é conhecido pelo temperamento descontraído e bem-humorado - o que é uma enorme vantagem.
Rir, ter senso de humor, ver a vida de forma mais leve - tudo isso faz bem à saúde, garantem as pesquisas.
O pessimista e o mau-humorado praticamente envenenam seus cérebros. Quando a pessoa ri, quando é tolerante, quando pensa de forma positiva, ativa no cérebro as substâncias do bem, como a dopamina e as endorfinas. Isso é bom para a saúde e a longevidade.

(Texto de Leila Ferreira, adaptado por Marcinha)  

quarta-feira, 28 de março de 2012

~ Pensamento e Bom Humor ~


Nossa capacidade de pensar coisas boas estrutura o cérebro, de tal forma, que vamos sentir coisas boas. Muitas coisas que pensamos sobre nossos relacionamentos, nosso trabalho e nossas amizades não têm tanta importância, mas deixamos que nos chateiem e até drestruam relacionamentos. Temos de aprender a educar nossos pensamentos. Tudo começa neles e na interpretação que damos às coisas.
Se você tem pensamentos negativos, terá emoções e sentimentos inadequados, e tudo dará errado. Mas, ao educar seus pensamentos, é possível transformar o cérebro e, transformando o cérebro, mudar de vida.
O humor e o bom humor são fundamentais nessa  reeducação, porque relativizam as coisas e dão à elas uma perspectiva diferente: ser bem-humorado significa perceber que a maior parte das situações que vivemos não é nem muito importante, nem muito séria, nem muito grave.

segunda-feira, 26 de março de 2012

~ Na Infinidade Da Vida - II ~



Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo.
O passado não tem poder sobre mim porque estou disposta a aprender a mudar.
Vejo o passado como necessário para me trazer até onde estou hoje. 
Estou disposta a começar bem aqui, onde estou agora a limpar os cômodos de minha casa mental. Sei que não importa onde inicio, de modo que agora começo com os cômodos menores e mais fáceis, e assim verei os resultados rapidamente.
Sinto-me emocionada por estar no meio dessa aventura, pois sei que nunca passarei por essa experiência  em particular de novo. Estou diposta a deixar ir.
Tudo está bem no meu mundo.

(Texto de Louise Hay, adaptado por Marcinha)

~ Na Infinidade Da Vida - I ~


Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo, e no entanto, a vida está sempre mudando.
Não existe começo nem fim, somente um constante ciclar e reciclar de substâncias e experiências.
A vida nunca está emperrada, estática ou rançosa, pois cada momento é sempre novo e fresco.
Eu sou uno com o Poder que me criou e esse Poder me deu o poder de criar minhas próprias circunstâncias.
Sinto-me feliz pelo conhecimento de que eu tenho o poder de minha própria mente para usar de qualquer forma que eu escolher.
Cada momento da vida é um novo ponto de começo à medida que nos afastamos do velho.
Este momento é um novo ponto de começo para mim bem aqui e agora mesmo.
Tudo está bem no meu mundo.

(Texto de Louise Hay)

sexta-feira, 23 de março de 2012

~ Sabedoria ~



A sabedoria é resplandescente e não murcha, mostra-se facilmente àqueles que a amam e se deixa encontrar pelos que a procuram.
Antecipa-se, revelando-se espontanemante aos que a desejam.
Quem por ela madruga, não terá grande trabalho, pois a encontrará assentada à sua porta.
Refletir sobre ela é a perfeição da prudência, e quem vigia por causa dela estará muito breve sem inquietações.
Ela mesmo vai por toda parte procurando os que são dignos dela. Aparece-lhes benevolamente nos caminhos e vai ao encontro deles em cada um de seus pensamentos.
Seu princípio mais grenuíno é o desejo de instrução. E a preocupação pela instrução é o amor, e o amor é a observância de suas leis.

quarta-feira, 21 de março de 2012

~ Que Dia! ~




Você é uma dessas pessoas que acordam numa certa manhã, vêem que está chovendo e dizem: 'Que dia miserável'?
Não é um dia miserável. É apenas um dia molhado. Se você usar roupas e calçados apropriados e mudar sua atitude, você com certeza irá se divertir bastante num dia chuvoso. 
Agora, se você acredita que dias de chuva são miseráveis, irá sempre receber a chuva de mau humor. Você acaba sempre lutando contra o dia em vez de acompanhar o fluxo do que está acontecendo no momento.
Não existe bom ou mau tempo, existe somente o clima e as suas reações individuais a ele.
Portanto, lembre-se: se você quer uma vida alegre, precisa ter pensamentos alegres. Se você quer uma vida próspera, precisa ter pensamentos de prosperidade. Se você quer ter uma vida com amor, precisa ter pensamentos de amor, pois tudo, exatamente tudo aquilo que enviamos para o exterior, mental ou verbalmente, voltará a nós numa forma igual.

(Texto de Louise Hay, adaptado por Marcinha)

terça-feira, 20 de março de 2012

~ Exercício de Visualização ~



Imagine que você está numa praia, olhando para o mar, sabendo que esse oceano é a abundância à sua disposição. Olhe para suas mãos e veja que tipo de recipiente você está segurando. É uma colher de chá, um dedal furado, uma xícara, um copo, um jarro, um balde, uma banheira? Não seria melhor ter um encanamento ligado a esse mar de abundância?
Olhe à sua volta e repare que, por mais pessoas que estejam ao seu lado, por maiores que sejam seus recipientes, há muito para todos. Você não pode roubar ninguém, ninguém o pode roubar. E não há como secar o oceano.
Lembre-se de que seu recipiente é sua consciência e que ele sempre pode ser trocado por um maior.
Faça esse exercício de visualização com frequência para se impregnar bem com a sensação de expansão e suprimento limitado.
Quanto mais você imaginar, mais terá em sua vida.

~ Atraindo O Amor ~




O amor vem de onde menos se espera quando não se está procurando por ele. Sair à procura do amor nunca resulta na chegada da pessoa certa e só cria melancolia e infelicidade. O amor nunca está fora de nós, mas dentro de nós.
Não insista na chegada imediata do amor, pois talvez você não esteja pronto para ele, ou ainda não desenvolvido o bastante para atrair o amor que deseja.
Não aceite qualquer um só para ter alguém. Apenas esteja pronto para quando ele vier. Prepare o campo e apronte-se para nutrí-lo. Sendo amoroso você será amado, portanto esteja sempre aberto e receptivo ao amor.

(Texto de Louise Hay, apaptado por Marcinha)

~ Quem Cria Nossos Problemas? ~




O ressentimento, a crítica, a culpa e o medo causam mais problemas do que qualquer outra coisa.
Essas quatro emoções causam os principais problemas em nossos corpos e nossas mentes. Essas sensações surgem por culparmos os outros e não assumirmos a responsabilidade pelas nossas próprias experiências.
Entenda, se somos 100 por cento responsáveis por tudo o que existe em nossas vidas, não temos a quem culpar. Seja o que for que esteja acontecendo, é apenas um reflexo dos nossos próprios pensamentos interiores.
Se você se descobre dizendo: 'Todo mundo sempre faz isso comigo, me criticam, nunca me ajudam, me usam como um capacho, abusam de mim', então esse é o seu padrão.
Existe algo em você que atrai pessoas que mostram esse comportamento.
Não estou defendendo o mau comportamento dos outros, mas são as vibrações dos nossos pensamentos que atraem pessoas que nos tratam assim. Deixando de pensar dessa forma, você fará com que elas se afastem. Você não mais as atrairá.
Para isso, trabalhe unicamente numa só coisa: amar o seu eu, pois quando você realmente se ama, tudo na vida funciona.

(Texto de Louise Hay, adaptado por Marcinha)

domingo, 18 de março de 2012

~ Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida ~




São as pequenas grandes coisas que realmente proporcionam sentido à vida. Os grandes ideais estão lá, mas sem uma vitrine. Exemplos de ilusões 'caseiras':

Um copo d'água fresquinho num dia de calor.

Ouvir Loreena McKennitt (no meu caso, ao entardecer).

Contemplar o mar, não importa onde ou quando.

Ler, mesmo com os olhos fechados.

Organizar a minha linda vida.

A lembrança de minha linda e eterna Mãe.

Olhar para cima e saber que alguém pastoreia as estrelas (o dia todo).

Beber o tempo.

Contar nos dedos.

Ouvir o silêncio.

Observar o vento despertando as folhas das árvores.

Surpreender a espuma do mar entre os pés, e fingir não ver.

Meus passos na areia.

A memória de um abraço que eu tanto amava.

Flores anônimas.

Cavalgar em uma nuvem e sonhar.

Sentar-se para rever álbuns de fotos, mesmo que virtualmente.

Um livro dormido (e despertado).

Uma carícia, não importa de quem.

Uma canção, de passagem.

A cor lilás, não importa em que momento.

Saber que ELE espera por mim.

Ver o amanhecer chegar sem nada para fazer.

Viver sabendo que eu vivi.

Falar comigo mesma sobre o que eu nunca conversei.

Ver passar o tempo e não reclamar.

Dormir sabendo que não tenho urgência de acordar.

Ter um amigo com quem não precisa falar.

Dar a mão à uma criança.

Meu sofá, onde eu me sento no final do dia e rimos de tudo (os meus chinelos e eu).

Torradinhas com manteiga e sua música.

Minha mesa limpa de papéis.

Um arco-íris de repente.

Aprender que o tomate vem de uma flor.

Sentar e aprender.

Receber as ideias com a roupa de domingo.

Não contar dinheiro.

Uma casa com espelhos com bordas decoradas.

Mudar uma pedra de posição para que ela possa ver a vida de outra perspectiva.

(Texto extraído do livro Operação Cavalo de Tróia 9, de JJ Benítez, adaptado por Marcinha)


sexta-feira, 16 de março de 2012

~ Coragem ~




Coragem!
O caminho é longo
Mas necessário.

Ânimo!

Existe um universo todo,
Ao qual estás ligado,
Recebendo energias e vibrações
Pelo teu sucesso.

Confiança!
O amor supremo te criou
Para amar e progredir.

Firmeza!
A tua evolução depende
Da tua vontade.
 

Compreensão!
Tens todos os instrumentos
De que necessitas.
Só é preciso saber usá-los.

E sobretudo fé !
És imortal !

(Poesia Mediunica)

quarta-feira, 14 de março de 2012

~ Pacificar ~



Não perturbe. Tranquilize.
Não grite. Converse.
Não critique. Auxilie.
Não acuse. Ampare.
Não se irrite. Sorria.
Não fira. Balsamize.
Não se queixe. Compreenda.
Não condene. Abençoe.
Não exija. Sirva.
Não destrua. Edifique.
Recorde: a Humanidade é uma coleção de grupos, e a paz do grupo de corações a que pertencemos começa em nós.

(Texto extraído do livro Respostas da Vida - Pelo Espírito André Luiz - Psicografado por Chico Xavier)

terça-feira, 13 de março de 2012

~ Cinco Dicas ~


Eu nunca gostei muito de planejar. Planejamentos me passam a ideia de algo forçado e nem um pouco natural, deixando a vida sem grandes aventuras. Eu sempre gostei daquele friozinho na barriga, da espontaneidade, do improviso, e era sempre um prazer e uma alegria ver as coisas acontecendo naturalmente no seu devido tempo e lugar.

Mas, chegou uma hora em que a energia não parecia estar fluindo como antes. As coisas interessantes e as oportunidades andavam com passos lentos, meio que sem vontade; e eu me vi usando a boa enrgia em coisas que não eram importantes e não me acrescantavam muito.

Eu sei pra quê e porquê estou nesse mundo; entretanto, precisava focar mais nisso. Então, decidi que tinha de mudar essa história e focar minha energia no que eu sou e no que eu trago para esse mundo.

Se você está num momento de transição, pronto para altas mudanças, ou simplesmente quer dar 'um plus a mais' ao seu potencial criativo, aqui estão 5 dicas infalíveis.

1) Avalie suas prioridades.

Com apenas algumas perguntinhas básicas, você pode mudar todo um estilo de vida - uma mudança visceral -, dependendo da sinceridade das suas respostas, é claro.
O que é mais importante para você?
O que te faz feliz?
O que te motiva e te inspira?
Abra-se, mergulhe em você mesmo e seja sincero nas respostas. Afinal de contas, é a sua vida que está em questão.

 

2) Livre-se das coisas que não te servem mais.

Quando você simplesmente deixa ir embora o que (ou quem) não presta pra sua vida, você se sente energizado, vivo, e pronto para maiores contribuições. Como fazer isso? Simples. Olhe bem de pertinho para sua vida e todas as coisas que você vem construindo. Para cada uma das atividades, pergunte-se: Isso me energiza? Isso me ajuda a movimentar minhas prioridades? Isso me dá oportunidades para aprender algo bom e crescer? Isso traz algo de positivo para minha vida?

Essas perguntas iluminam e esclarecem quanto ao que você precisa para mudar: projetos, propósitos, objetivos... Sair da sua cidade ou do seu país, aprender um outro idioma ou a tocar um instrumento musical, fazer uma grande viagem, escrever um blog ou um livro... Enfim, seja qual for o seu projeto, ele é seu, apenas seu, de mais ninguém. E só você vai poder descobrir isso.

 

3) Comprometa-se com três prioridades.

Se você tem mais de três prioridades, então você não tem nada. Você está perdido e, como dizia meu pai, quer abraçar o mundo com as pernas; ou seja, não sabe o que realmente quer e deseja fazer tudo ao mesmo tempo. Que grande confusão!

São apenas três prioridades - aquelas que você usou nas respotas do item 1. Simples. Só em pensar em começar a colocá-las em prática, tenho toda certeza que isso vai te dar um gás e te manter no caminho certo.
Não esqueça: quais são as suas três prioridades?

 

4) Crie uma agenda de atividades que se adapte a você.

Criando um agenda com horários e atividades bem estabelecidos, você não se perde e sobra tempo para a criatividade. O seu cérebro, livre de todo emaranhado de horários confusos, sem tempo para pensar, passa a ter mais espaço para outras conexões mais livres, mais saudáveis.

Portanto, não esqueça: organize-se! Nada ao extremo, claro, porque tudo que é demais não faz bem. Mas, alinhe seu lazer com o trabalho e estudos, de maneira a tornar o seu dia mais prazeroso.

 

5) Inspire-se.

Baseado nas suas prioridades e objetivos, busque o momento naquilo que te inspira. Analise uma de suas semanas, e avalie qual das atividades que mais te inspirou. Inspire-se em todas as boas coisas. Inspire-se na solução que você encontrou para os problemas e momentos difíceis, pois ela simplesmente representa a lição que você precisava aprender.

Toda a sorte!

(Texto adaptado por Marcinha)

~ Viver ~


Viver é despertar
mergulhar sem medo
ir e regressar
chorar
sonhar
ver e não ver
querer e não poder
criar
cair e levantar
saber e ignorar
despertar na obscuridade
falar sem palavras
partir e ficar
aborrecer-se
amar e tentar nunca deixar de amar
ser amada e deixar escapar
ver morrer e saber que vai morrer
trabalhar sem saber porquê e nem pra quê
entregar-se
acariciar a criança
não esperar nada em troca
sorrir ante a adversidade
deixar que a beleza lhe abrace
ouvir e voltar a ouvir
contradizer-se
esperar como se fosse a primeira vez
envolver-se no que não quer
desejar acima de tudo
confiar
rebelar-se contra todos e contra si mesmo
deixar fazer e, sobretudo, olhar o céu.

(Texto extraído do livro Operação Cavalo de Tróia 9, de J.J. Benítez, adaptado por Marcinha)

segunda-feira, 12 de março de 2012

~ Corações Distantes ~


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
-Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
-Gritamos porque perdemos a calma. - disse um deles.
-Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - questionou novamente o pensador.
-Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: -Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu: Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo: Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
Quando você for discutir com alguém, lembre-se que o coração não deve tomar parte nisso. 
Se a pessoa com quem discutimos não concorda com nossas idéias, não é motivo para gostar menos dela ou nos distanciar, ainda que por instantes. 
Quando pretendemos encontrar soluções para as desavenças, falemos num tom de voz que nos permita uma aproximação cada vez maior, como a dizer para a outra pessoa: Eu não concordo com suas ideias ou opiniões, mas isso não me faz gostar menos de voce!
Reflita sobre isso.

segunda-feira, 5 de março de 2012

~ Instruções Para a Vida ~


1) Dê às pessoas mais do que elas esperam, e faça com gosto.

2) Decore o seu poema favorito.

3) Não acredite em tudo o que você ouve.

4) Quando disser 'eu te amo', seja verdadeiro.

5) Quando disser 'sinto muito', olhe nos olhos.

6) Fique noivo pelo menos seis meses antes de se casar.

7) Acredite em amor à primeira vista.

8) Nunca ria dos sonhos de outra pessoa.

9) Ame profundamente e com paixão. É uma forma de viver a vida intensamente.

10) Em desentendimentos, aja de forma justa. Não use palavrões.

11) Não julgue as pessoas pelos seus parentes.

12) Fale devagar, mas pense com rapidez.

13) Quando alguém perguntar algo que você não quer respnder, sorria e pergunte: 'Por que você quer saber'?

14) Lembre-se de que grandes conquistas envolvem riscos.

15) Ligue para sua mãe.

16) Diga 'saúde' quando alguém espirrar.

17) Quando você se der conta de que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.

18) Quando você perder, não perca a lição.

19) Lembre-se dos três R's: Respeito por si próprio, Respeito pelo próximo e Responsabilidade por suas ações.

20) Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.

21) Sorria ao atender o telefone. A pessoa que estiver ligando ouvirá isso na sua voz.

22) Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem, suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra.

23) Passe mais tempo sozinho.

24) Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores.

25) Lembre-se de que o silêncio è às vezes a melhor resposta.

26) Leia mais livros e assista menos TV.

27) Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, poderá aproveitá-la mais uma vez.

28) Confie em Deus, mas tranque seu carro.

29) Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo o que puder para criar um lar tranquilo e com muita harmonia.

30) Em desentendimentos com entes queridos, enfoque a situação atual. Não fale do passado.

31) Leia o que está nas entrelinhas.

32) Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.

33) Seja gentil com o planeta.

34) Reze. Há um poder imensurável nisso.

35) Nunca interrompa quando estiver sendo elogiado.

36) Cuide da sua própria vida.

37) Uma vez por ano, vá a algum lugar que nunca esteve antes.

38) Não confie em alguém que não feche os olhos quando beija.

39) Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajdar outros enquanto você for vivo. Esta é a melhor satisfação da riqueza.

40) Lembre-se que não conseguir algo que você deseja, às vezes é um golpe de sorte.

41) Aprenda as regras e quebre algumas.

42) Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele onde o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.

43) Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve de renunciar para conseguí-lo.

44) Lembre-se de que seu caráter é seu destino.

domingo, 4 de março de 2012

~ AMOR Acima De Tudo ~


Quanto mais inimigos, guerras, diferenças, provocações e todo o tipo de tentativa de eliminação da sua paz interior, que maior seja a sua vontade. Resista no amor.
Amar traz paz mesmo quando não conseguimos compreender as tristezas. Então, se você estiver passando por um momento difícil, persista em amar assim mesmo. Seja a diferença do que lhe é imposto à força, com amor e sabedoria. O tempo lhe trará as respostas e, ao amar independente às perseguições que sofra, você terá proteção, amparo e condições de superação.
Salvando o amor, você resgata a si mesmo.


Espalhe o amor!

sexta-feira, 2 de março de 2012

~Joyce e Woolf: Clássicos de Um Dia - Parte III: A Grande Jornada de James Joyce ~


Em Ulysses (1912), James Joyce recria o épico grego A Odisséia, que narra a saga de Ulysses em sua tentativa de retorno para seu lar, em Ítaca. Porém, Leopold Bloom - o anti-herói de Joyce - utiliza o 16 de junho para fazer sua jornada de maneira nada convencional, passeando pelas ruas da Irlanda, com paradas em prostíbulos, bares, resistindo (ou não) às tentações da cidade, e revive, à sua maneira, todos os passos do herói grego.
Durante os dezoito capítulos do livro, o autor também faz um panorama de um dos séculos mais conturbados da história. Guerras, revoluções científicas e outros elementos que marcaram esse período histórico, permeiam as páginas desse que é considerado por muitos críticos um dos romances mais relevantes da história da literatura.
A importância de Ulysses é tão grande no universo literário, que o dia 16 de junho é celebrado em diversas partes do mundo como Bloomsday, para lembrar a data da jornada de Leopold Bloom. 

Utilizando apenas um dia, Virginia Woolf e James Joyce marcaram seus nomes, seus livros e suas personagens na história da literatura, tornando-se clássicos.
Após os 130 anos do nascimento desses dois autores, os dias que eles criaram ainda fascinam e intrigam leitores por todo o mundo, e ainda servem de inspiração para novos autores.
Dois autores, dois romances e dois dias que serão lembrados ainda por muitos dias, anos e quem sabe até séculos.

~ Joyce e Woolf: Clássicos de Um Dia - Parte II: A Festa Interior de Virginia Woolf ~


Clarissa, criada por Woolf em 1925, tem a sua jornada voltada ao interior pessoal. Durante os preparativos para uma festa, a senhora Dalloway revive sua juventude de amores desfeitos e começa a relembrar os momentos definitivos da sua vida e o que poderia ter sido diferente.
Ao mesmo tempo, em algum lugar de Londres, o jovem visionário Septimus Warren Smith enfrenta conflitos interiores para tentar apagar os horrores vividos durante a guerra.
Os enredos dessas duas personagens se entrelaçam ao longo do romance até chegar a um climax dramático. Porém, é pelo mundo interior das personagens que Virgina Woolf conduz seus leitores.
Com dramas psicológicos, ações se misturando com pensamentos e imagens interiores, o presente, o passado e o futuro de Clarussa e Sepitmus mesclam-se formando um dos romances mais cultuados de todos os tempos. O dia parece ser infinito pelos olhos das personagens.

Utilizando apenas um dia, Virginia Woolf e James Joyce marcaram seus nomes, seus livros e suas personagens na história da literatura, tornando-se clássicos.
Após os 130 anos do nascimento desses dois autores, os dias que eles criaram ainda fascinam e intrigam leitores por todo o mundo, e ainda servem de inspiração para novos autores.
Dois autores, dois romances e dois dias que serão lembrados ainda por muitos dias, anos e quem sabe até séculos.