quarta-feira, 8 de junho de 2011

~ Apego ~



Todos nós somos apegados à alguma coisa. O apego está presente no dia-a-dia. Podemos estar apegados à qualquer coisa, seja ela boa ou ruim, saudável ou doentia, pessoas, objetos, situações, sentimentos ou doenças.

Abrir mão daquilo a que estamos apegados nos traz grande sofrimento e este sofrimento é um obstáculo às mudanças e transformações, limitando nossos desejos. Temos a tendência de manter o velho, inútil, estragado, empoeirado, que não serve mais e, desta forma, evitamos o novo. Há pessoas que guardam coisas que sabem que não vão usar mais e só acumulam objetos, não havendo espaço para colocar coisas novas, ficando armários, gavetas, pensamentos, cantinhos cheios de tralhas.

Podemos dizer que o apego é uma doença de que você não pode ser feliz sem determinada pessoa, coisa ou situação. O apego se dá para as coisas que dizemos serem importantes e que não queremos nos desfazer, como um relacionamento que não nos faz bem, um objeto que não nos serve mais, uma lembrança dolorosa ou uma doença. Sim, as pessoas se apegam à uma doença da mesma forma que se apegam aos problemas.

Há pessoas que guardam nos armários roupas para ocasiões importantes, especiais e que nunca chegam. Os anos vão passando e as roupas vão ficando fora de moda ou, quando vão usá-las, estão comidas por traças.

Tudo a que nos apegamos passa a não ter mais vida dentro do nosso viver por não serem usados como deveriam. Apenas ocupam espaços que deveriam ser ocupados com coisas utilizáveis.

Se você só pode ser feliz com algo ou alguém, estará se colocando em um estado de dependência emocional e isto de torna um constante sofrimento. Portanto, reveja seus pensamentos, seus conceitos, seus valores.

Se o apego é manter-se preso à alguma coisa ou alguém, deixando de viver de uma forma natural, para mudar tudo isso, deixe ir tudo o que não lhe serve mais. Passe a usar todas as coisas que guarda e viva todos os afetos, sabendo que um dia eles podem acabar ou perder o brilho. Tudo está mudando e só você não se transforma devido ao apego, mantendo-se na mesmice, ficando para trás, vivendo num passado que só existe na sua imaginação.

Como o apego é uma crença, ele é uma fantasia que está na sua cabeça e desta forma, só você pode removê-lo, entendendo como você está fazendo uso dele na sua vida e suas conseqüências. Vamos nos exercitar no desapego das coisas materiais, das ilusões emocionais, dos rancores, das mágoas, de tudo que nos aprisiona. Precisamos evitar cair na armadilha do apego e só conseguiremos isto ao nos convencermos que ninguém, a não ser nós mesmos, podemos garantir a nossa serenidade e equilíbrio interior.

O apego aprisiona; o desapego liberta!

Texto de José Lopes, versionado por Marcinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário