segunda-feira, 14 de maio de 2012

~ Conhece-te a Ti Mesmo ~


Esmagadora percentagem dos habitantes do planeta, mergulhada na vida atribulada da atualidade, não está interessada nos problemas fundamentais da existência. A nossa prioridade tem sido a preocupação com os negócios, com a carreira profissional, com os prazeres, com os problemas particulares. Consideramos questões como a existência de Deus e a imortalidade da alma, matérias da competência de sacerdotes, de ministros religiosos, de filósofos e teólogos.
Enquanto tudo vai bem em nossa vida, nem nos lembramos de que Deus existe e, quando lembramos, é apenas para fazer uma oração, ir ao templo, como se tais atitudes fossem simples obrigações, das quais todos temos de nos desincumbir de uma maneira ou de outra. A religião para muitos de nós representa mera formalidade social, algo sem muito significado; no máximo, praticamos uma religião de fachada, por desencargo de consciência, para estar de bem com Deus e com a sociedade.
Outros, inclusive, sequer têm firme convicção daquilo que professam, alimentando sérias dúvidas a respeito de Deus e da continuidade da vida após a morte.
Quando, porém, somos surpreendidos por um grande problema: uma queda financeira desastorsa, a perda de um ente querido, uma decepção amorosa, uma doença incurável - fatos a que todos estamos sujeitos, sem exeção -, não encontramos em nós mesmos as fé necessária e a compreensão para enfrentar o problema com coragem e resignação, caindo, quase sempre, no desespero ou na apatia.
O conhecimento espírita abre-nos uma visão ampla e racional da vida, explicando-a de maneira convincente e permitindo-nos iniciar uma transformação íntima, que nos aproxima de Deus.
Esse processo de compreensão dos problemas da vida passa, invariavelmente, pelo conhecimento de nós mesmos.
Boa sorte!

(Texto de Chirstiano Torchi, adaptado por Marcinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário