terça-feira, 14 de janeiro de 2014

~ Renove-Se ~



1) Não espere viver sem problemas, de vez que problemas são ingredientes de evolução, necessários ao caminho de todos. 
2) Ante os próprios erros, não descambe para o desculpismo e sim enfrente as consequências deles, a fim de retificar-se, como quem aproveita pedras para construção mais sólida. 
3) Não perca tempo e serenidade, perante as prováveis decepções da estrada, porquanto aqueles que supõem decepciona-lo estão decepcionando a si mesmos. 
4) Reflita sempre antes de agir, a fim de que seus atos sejam conscientizados. 
5) Não exija perfeição nos outros e nem mesmo em você, mas procure melhorar-se quanto possível. 
6) Simplifique seus hábitos. 
7) Experimente humildade e silêncio, toda vez que a violência ou a irritação apareçam em sua área. 
8) Comunique seus obstáculos apenas aos corações amigos que se mostrem capazes de auxiliar em seu beneficio com discrição e bondade. 
9) Diante dos próprios conflitos, não tente beber ou dopar-se, buscando fugir da própria mente, porque de toda ausência indébita você voltará aos estragos ou necessidades que haja criado no mundo íntimo, a fim de saná-los. 
10) Lembre-se de que você é um espírito eterno e se você dispõe da paz na consciência estará sempre inatingível a qualquer injúria ou perturbação.

(André Luiz/ Francisco Cândido Xavier)

domingo, 12 de janeiro de 2014

~ O Caráter Produz Coragem ~



Uma lenda indiana conta a história de um rato que morria de medo de gatos até o dia em que um mágico concordou em transformá-lo num gato. A mágica tirou-lhe o medo... até o dia em que ele encontrou um cachorro. O mágico, então, transformou-o num cão. O rato que foi transformado em gato e depois em cão ficou feliz até que encontrou um tigre — e, mais uma vez, o mágico transformou-o no animal que ele mais temia. Quando, porém, o tigre começou a reclamar que havia encontrado um caçador, o mágico se recusou a ajudá-lo. “Vou transformá-lo em rato novamente, porque, apesar de ter corpo de tigre, você continua a ter coração de rato.”
A história lhe parece familiar? Quantas pessoas você conhece que desenvolveram uma estrutura externa intimidadora, mas, por dentro, tremem de medo? Para lidar com as ansiedades, assumimos a aparência de um tigre. Enfrentamos nossos medos com a força...
Ou, se não usamos a força, tentamos outros métodos. Acumulamos riqueza. Buscamos segurança em bens materiais. Cultivamos fama e corremos atrás de posição social. Será que esses métodos funcionam? Será que o poder, os bens materiais ou a popularidade são capazes de livrar-nos dos nossos medos? A coragem é o resultado de quem somos. Os apoios externos podem sustentar-nos temporariamente, mas somente o caráter interior produz coragem.

(Texto extraído do livro Na Jornada com Cristo, de Max Lucado)

~ Felicidade Não Faz Barulho ~




Não falta nada. Está tudo aqui. Os livros na estante, os pneus dos carros fazendo barulho na estrada enquanto chove, o solo da guitarra naquele rock clássico, as estrelas no céu, o pão na torradeira, até mesmo o clima de verão já chegou, veja só que dádiva!
O amor está no peito, o sorriso nos lábios, nem sempre, só quando dá vontade. O coração permanece batendo no compasso, o preto e branco de certo dias, o brilho inconfundível de outros e as manhãs independentemente de qualquer coisa, carregadas de um ar não-sei-de-quê, que nos encoraja sempre ao recomeço.
A ferrugem no fusca velho estacionado na esquina, o blues da sexta-feira, a manga arremangada na hora de preparar o rango, o esmalte vermelho pela metade nas unhas, o caos da cidade grande, a simplicidade do interior amado, o pôr do sol de cada dia em qualquer lugar do mundo, em resumo: tudo em seu devido lugar e ordem, e supostamente, nada faltando.
O que nos falta é cessar com essa nossa mania de achar que alguma coisa sempre está faltando, de desconfiar que alguma coisa está errada quando tudo caminha silenciosamente bem, de não aceitar a neutralidade dos dias, dos sentimentos, das pessoas, da tristeza, da alegria, porque tudo conta, tudo é válido, tudo é como é por sua lei natural e cada uma destas coisas acontecem, com ou sem nossa percepção, e sempre irão acontecer, sendo assim, inquestionavelmente nota-se que aprender a conviver com elas é o mais indicado.
Mas sobre o que nos falta, posso citar algumas linhas: a humildade para compreendermos e aceitarmos que certas situações, alias, muitas delas, fogem do nosso comando, não dependem exclusivamente de nós, mas que fazer nossa parte e manter a mente tranquila a respeito dessa verdade é inevitável.
Falta-nos a compreensão de que o rio flui, e nós também.
Falta-nos a percepção de que somos parte de um todo e que esse todo é um complexo e intenso fluxo que circunda cada um de nós independente da nossa crença sobre ele ou não.
Sobretudo, de todas essas coisas que nos faltam, outras mil presentes em nós nos compensam, porque o amor sempre é maior, e o que seriam nossas atitudes se não amor? Erramos na tentativa de acertar, perdoamos a nós e a outrem por no fundo acreditarmos na boa intenção e no bom senso. Proporcionamos novas chances para os deslizes nossos de cada dia, para os vexames alheios, porque sabemos que visivelmente ou não, somos todos amor e nada mais.
Concluo com um pequeno detalhe que nos falta: compreender que nada nos falta. Entender que felicidade não é algo que chega, que vem, que aparece. Não é uma recompensa, não é uma meta de vida. Felicidade está sempre aqui, nasceu no mesmo dia e hora que você, habita teu corpo desde o teu primeiro momento neste mundo, bem como o amor.
Mas não espere que ela grite, cause cena e faça constante barulho de euforia, porque a felicidade, bem como o amor, é faísca, e faísca não faz barulho.

(Texto de Kamila Behling)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

~ Lições Que A Vida Me Ensinou ~



1) A vida não é justa, mas ainda é boa. 
2) Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno . 
3) Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato. 
4) Pague o total de seus cartões de crédito, nunca o mínimo. 
5) Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar. 
6) Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho. 
7) É bom ficar bravo com Deus, Ele pode suportar isso. 
8) Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário. 
9) Quanto a chocolate, é inútil resistir. 
10) Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente. 
11) Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles. 
12) Respire fundo. Isso acalma a mente. 
13) Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.
14) Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte. 
15) Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta. 
16) Use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial. 
17) O órgão sexual mais importante é o cérebro. 
18) Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você. 
19) Enquadre todos os assim chamados “desastres” com estas palavras ‘Em cinco anos, isto importará?’ 
20) Sempre escolha a vida. 
21) O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta. 
22) O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo. 
23) Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará. 
24) Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso. 
25) Acredite em milagres. 
26) Não faça auditoria na vida. 
27) Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora. 
28) Envelhecer ganha da alternativa — morrer jovem. 
29) Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou. 
30) Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares. 
31) Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os dos outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta. 
32) A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa. 
33) Acredite, o melhor ainda está por vir. 
34) Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça. 
35) Produza! 
36) A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

(Texto extraído da Internet)