domingo, 11 de setembro de 2011

~ A Encantada ~


O chalé de estilo alpino francês da foto acima hoje em dia é um museu, mas já foi a residência de verão de uma das mentes mais inventivas do Brasil - Alberto Santos Dumont - o pai da aviação.
Após a morte do inventor, seus sobrinhos a doaram para a prefeitura de Petrópolis para que se perpetuasse a memória do tio.
Entrar nesta pequena casa é conhecer um pouco da genialidade e criatividade de Santos Dumont, pois foi ele mesmo, com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, que a idealizou e projetou.
A casa foi construída em 1918 num pequeno espaço do antigo Morro do Encanto e, por isso, passou a ser carinhosamente chamada de A Encantada.
Eu particularmente a considero encantada, mágica, pois possui detalhes muito diferentes para os padrões da época e até mesmo muito curiosos para os nossos padrões atuais.
A começar pelas escadas da entrada. As mesmas possuem uma forma bastante inusitada. Pelo fato de serem muito íngremes, Santos Dumont batia com sua canela todas as vezes que as subia. Para resolver esse inconveniente, ele decidiu recortá-las em forma de raquete. Simples, não?
A casa possui um porão que servia de oficina.
No primeiro andar, numa peça única - eu diria um mini-loft - há a sala de estar/jantar e a biblioteca.
Subindo ao segundo andar, encontra-se o quarto de dormir e o banheiro.
Por uma porta lateral, tem-se acesso ao telhado com um mirante para observar os astros.
Mais curiosidades:
Os móveis parecem complementos das paredes. Incrível! Parece que são uma continuação das paredes.
A cômoda cheia de gavetões transformava-se numa cama assim que o Pai da Aviação colocava seu colchão em cima da mesma. Após o soninho de gênio, o inventor guadava seu colchão atrás de uma porta, numa espécie de armário oculto, onde também guardava sua mala de viagem. Tudo muito prático e funcional, aproveitando todos os possíveis espaços de uma pequena construção.
Não podemos esquecer, é claro, do banheiro que possui um chuveiro de aquecimento a álcool, com um balde perfurado e dividido ao meio, com entrada para água quente e fria. Com a ajuda de duas correntinhas, o gênio da aviação controlava a temperatura.
Agora, a melhor parte. Bato palmas de pé e de salto alto, tiro o chapéu e reverencio o grande mestre da aviação. A casa não possui cozinha. Perfeito! Cozinha pra que? Não sei qual a necessidade de um cômodo desses numa casa. :)
Santos Dumont pedia suas refeições ao Palace Hotel - atual Universidade Católica de Petrópolis. O danadinho ainda inventou o delivery service. :)
Enfim, uma casa simples, prática, eficiente, funcional. Tudo de bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário