sexta-feira, 26 de julho de 2013

~ O Auto-Conhecimento ~



Quando conhecemos alguém queremos saber tudo sobre essa pessoa, mas o quanto você sabe sobre si mesmo? Para aqueles que acreditam que já sabem tudo sobre si mesmos, vale lembrar que nem sempre somos aquilo que parecemos ser.

O autoconhecimento faz parte de um processo para o resto da vida. Ou seja, não há um momento em que podemos parar porque já nos conhecemos o suficiente, sempre há o que descobrir, pois o autoconhecimento requer uma constante auto-reflexão, uma vez que nos estimula a manter contato profundo e significativo com nosso eu mais verdadeiro. Devemos ouvir o que podemos chamar do próprio silêncio. Mas quantas vezes buscamos nos ouvir, e acabamos por desistir e ignorar aquilo que sentimos por permitirmos que outras preocupações nos desviem de nosso foco? O autoconhecimento requer mesmo um constante exercício, sem medo de olhar para dentro de nós. Não há dicas nem receita para buscar o autoconhecimento, mas podemos começar refletindo sobre tudo que envolve esse longo processo.

Faz parte do processo de autoconhecimento:
- Conversar consigo mesmo;
- Identificar os sentimentos;
- Não reprimir sentimentos, principalmente os negativos;
- Identificar a necessidade da busca por reconhecimento, aprovação e agradar;
- Aprender a dizer 'não', ou ao menos identificar quando sentiu vontade de dizer, mas não conseguiu;
- Acreditar na capacidade de mudar o que quiser;
- Ser responsável pela própria felicidade, saindo assim do papel de vítima e infinitas lamentações;
- Exercitar a humildade. Quem entende o processo de autoconhecimento sabe que não sabemos nada, e temos muito que aprender, e o pouco que sabemos, devemos doar àqueles que ainda não sabem sequer esse pouco;
- Questionar as crenças que nos foram transmitidas como verdades absolutas;
- Aprender a ouvir os próprios desejos, sentimentos, enfim, sua própria voz, valorizando a intuição;
- Controlar as emoções, pois as identifica com mais facilidade;
- Dizer mais não para os outros e menos para si mesmo;
- Transformar as culpas em responsabilidades;
- Sentir paz interior.

E não é só isso não! Esses são alguns aspectos, e como podemos perceber temos que arregaçar as mangas e trabalhar muito para atingirmos aquilo que está tão perto de nós, mas que agimos como se estivesse muito, muito distante. O autoconhecimento nos permite perceber tudo que necessitamos transformar, pois amplia nossa consciência sobre nossos potenciais até então adormecidos, para que possamos vir a ser aquilo que somos em essência e esse pode ser nosso melhor caminho!


(Texto de Rosemeire Zago, extraído da Internet e adaptado por Marcinha)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

~ Ouça Mais ~



Para ser feliz, aproveite seu tempo para ouvir. Fale menos, ouça mais. Afinal de contas, você tem dois ouvidos e uma boca. Escutar mantém a mente aberta. Quanto mais intensamente você ouve, mais silenciosa sua mente fica e mais conteúdo você absorve.

terça-feira, 9 de julho de 2013

~ Lazer É Puro Prazer ~




Pintar, dançar, caminhar no parque, ir ao cinema, sair com os amigos e viajar são alguns exemplos de atividades que fazemos por puro prazer. Mais que gostoso, ter um hobby é fundamental para manter a saúde física e mental, pois ajuda no combate ao stress e à depressão. Quando estamos muito sobrecarregados com o trabalho e com as dificuldades da vida, o corpo padece. A cabeça fica agitada, o coração acelera, a musculatura enrijece e a imunidade cai. Dedicar-se à uma atividade prazerosa ajuda a tirar o foco das preocupações e a dar um pouco mais de leveza à vida. 
A hora do lazer é ainda um momento de troca e aprendizado. Além de conhecer gente nova, é possível conhecer coisas diferentes quando nos dedicamos a um novo hábito. 
Brincar com as crianças, por exemplo, pode se tornar um precioso momento de lazer. Em vez de chegar em casa e se render ao feitiço da TV, é possível, com pouco material e muita criatividade, inventar brincadeiras: desde um papel em branco e giz de cera para desenharem juntos, até jogos tradicionais como dominó, quebra-cabeça, etc. Fazer algo diferente para sair da rotina, como um piquenique no meio da sala ou um acampamento no quintal, faz uma criança feliz e um adulto mais saudável.
Ler é uma delícia. Se você tem filhos pequenos, leia para eles, pois não apenas ajudará a estimular o hábito da leitura, como também irá estreitar os laços de afeto. 
Explorar a sua cidade é também uma excelente opção para desanuviar. Não caia na tentação de sempre fazer os mesmos programas, como ir sempre à praia nos dias de folga, por exemplo. Chame seus amigos para andar de bicicleta e fazer trilhas. E viaje, pois é uma das atividades mais legais que existem.
Quer algumas dicas para colocar um pouco mais de lazer - e prazer - em sua vida? Aqui vai.
Busque atividades que você goste, mas não se feche às novidades.
Invente passeios diferentes nos dias de folga.
Não deixe o prazer apenas para os fins de semana e para as férias. Uma horinha fazendo o que a gente gosta todo dia funciona como 'microférias diárias'.
Sempre que possível, faça coisas ao ar livre, em contato com a Natureza.
Junto os amigos em festas, jogos, em atividades culturais até viagens.
Não fazer absolutamente nada também é importante. Entregue-se ao ócio de vez em quando. 
E, por favor, desligue a TV.

(Texto do Programa Via Saúde, adaptado por Marcinha)

domingo, 7 de julho de 2013

~ Trate A Todos Com Bondade ~



Para ser feliz, trate a todos com bondade.
Você sabia que foi cientificamente provado que ser gentil faz você feliz? Toda vez que você realiza um ato altruísta, seu cérebro produz serotonina - um hormônio que facilita a tensão e eleva o seu espírito. E não é só isso: tratar as pessoas com amor, dignidade e respeito, também permite que você construa relacionamentos mais fortes.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

~ Ame-Se, Aprove-Se ~



Amar e aprovar a si mesmo, criar um espaço de segurança, confiança, merecimento e aceitação resultará na criação da organização da sua mente, criará relacionamentos mais amorosos em sua vida, atrairá pessoas interessantes e um lugar melhor para viver, e até permitirá que seu peso corporal se equilibre. Pessoas que amam a si mesmas e aos seus corpos não se prejudicam nem prejudicam os outros.
A auto-aprovação e a auto-aceitação no aqui e agora são as principais chaves para mudanças positivas em todas as áreas de nossas vidas.
O amar a si mesmo, amar o eu, começa com jamais nos criticarmos por nada. A crítica nos tranca dentro do padrão que estamos tentando modificar. A compreensão e o sermos gentis conosco mesmos nos ajudam a sair dele. Lembre-se: você esteve se criticando por anos e não deu certo. Tente se aprovar e veja o que acontece.

terça-feira, 2 de julho de 2013

~ Diga A Verdade ~



Para ser feliz, diga a verdade.
Mentir corrói a sua auto-estima e faz você antipático. A verdade o libertará. Ser honesto melhora sua saúde mental e faz com que os outros tenham mais confiança em você. Seja sempre verdadeiro e nunca peça desculpas por isso.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

~ Não Se Compare Com Os Outros ~



Para ser feliz, não se compare aos outros.
Todos trabalham em seu próprio ritmo, então por que se comparar com os outros? Se você acha que é melhor do que outra pessoa ganha um sentido não saudável de superioridade. Se você acha que alguém é melhor do que você acaba se sentindo mal sobre si mesmo. Você vai ser mais feliz se concentrar em seu próprio progresso.