terça-feira, 9 de julho de 2013

~ Lazer É Puro Prazer ~




Pintar, dançar, caminhar no parque, ir ao cinema, sair com os amigos e viajar são alguns exemplos de atividades que fazemos por puro prazer. Mais que gostoso, ter um hobby é fundamental para manter a saúde física e mental, pois ajuda no combate ao stress e à depressão. Quando estamos muito sobrecarregados com o trabalho e com as dificuldades da vida, o corpo padece. A cabeça fica agitada, o coração acelera, a musculatura enrijece e a imunidade cai. Dedicar-se à uma atividade prazerosa ajuda a tirar o foco das preocupações e a dar um pouco mais de leveza à vida. 
A hora do lazer é ainda um momento de troca e aprendizado. Além de conhecer gente nova, é possível conhecer coisas diferentes quando nos dedicamos a um novo hábito. 
Brincar com as crianças, por exemplo, pode se tornar um precioso momento de lazer. Em vez de chegar em casa e se render ao feitiço da TV, é possível, com pouco material e muita criatividade, inventar brincadeiras: desde um papel em branco e giz de cera para desenharem juntos, até jogos tradicionais como dominó, quebra-cabeça, etc. Fazer algo diferente para sair da rotina, como um piquenique no meio da sala ou um acampamento no quintal, faz uma criança feliz e um adulto mais saudável.
Ler é uma delícia. Se você tem filhos pequenos, leia para eles, pois não apenas ajudará a estimular o hábito da leitura, como também irá estreitar os laços de afeto. 
Explorar a sua cidade é também uma excelente opção para desanuviar. Não caia na tentação de sempre fazer os mesmos programas, como ir sempre à praia nos dias de folga, por exemplo. Chame seus amigos para andar de bicicleta e fazer trilhas. E viaje, pois é uma das atividades mais legais que existem.
Quer algumas dicas para colocar um pouco mais de lazer - e prazer - em sua vida? Aqui vai.
Busque atividades que você goste, mas não se feche às novidades.
Invente passeios diferentes nos dias de folga.
Não deixe o prazer apenas para os fins de semana e para as férias. Uma horinha fazendo o que a gente gosta todo dia funciona como 'microférias diárias'.
Sempre que possível, faça coisas ao ar livre, em contato com a Natureza.
Junto os amigos em festas, jogos, em atividades culturais até viagens.
Não fazer absolutamente nada também é importante. Entregue-se ao ócio de vez em quando. 
E, por favor, desligue a TV.

(Texto do Programa Via Saúde, adaptado por Marcinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário