terça-feira, 31 de janeiro de 2012
~ Programinha Cultural ~
Em cena dois atores, duas cadeiras, um pianista, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar?
Claudia Ventura e Alexandre Dantas vão casar e, para comemorar, resolvem montar uma peça: Amor Confesso.
Para confessar esse amor, escolhem os contos de Arthur Azevedo. Mas, durante os ensaios, descobrem quem a maioria das histórias não tem final feliz. Agora eles estão no palco, pouco antes da cerimônia do seu casamento, dividindo com o público a dúvida confessa de casar ou não.
Em 10 de novembro de 2011, Amor Confesso estreou no Centro Cultural dos Correios. Em sua segunda temporada, o espetáculo faz o lançamento do programa Teatro no Palácio, do CCPJ-Rio.
Este espetáculo é uma confissão de amor. Uma declaração de amor entre nós dois e de nós dois pela nossa profissão. Muitas histórias contamos juntos até escrevermos nossa própria história, a história de uma amizade que virou amor, e juntos estamos construindo a história de uma companhia - a cia.falacia.
Estreamos com um conto de Machado de Assis - A Igreja do Diabo. Agora nossa história continua com Arthur Azevedo. Ele é o nosso padrinho teatral.
Em 1997, numa montagem de A Capital Federal, de Azevedo, estivemos pela primeira vez juntos em cena. Ali começou um triângulo amoroso entre nós dois e Arthur. E agora, 14 anos depois, temos o reencontro com o dramaturgo, mas como contista que, através ddo seu humor, do seu olhar crítico, na vanguarda do seu tempo, vem realimentar em nós essa paixão pela cena.
No palco, só nós três, duas cadeiras, oito contos dolorosamente escolhidos... nossa vontade era que fossem dezesseis, trinta e dois, todos, que não cansamos um só minuto de ler e de imaginar como seria levá-los para o palco.
Esse amor confesso pelo Arthur contagiou muita gente. Amores antigos e outros mais recentes, mas todos fiéis ao amor maior de todos, exatamente como o próprio Arthur Azevedo, o Amor Confesso pelo teatro.
(cia.falacia - Claudia Ventura e Alexandre Dantas)
Datas e Horários:
1, 6, 7, 8, 13, 14, 15 de fevereiro
segundas, terças e quartas-feiras, às 19hs
Distribuição de senhas: 18:30hs
Lotação: 60
Local: Sala Multiuso - CCPJ-Rio
Recomendação etária: 10 anos
O CCPJ-Rio fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro
Telefones: 3133-3366 / 3133-3368
Bom divertimento!
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
~ Parábola do Copo de Geléia ~
Em uma casa havia dois copos: um de cristal muito fino e delicado, e outro que foi comprado no supermercado com geléia.
O copo de geléia era o copo de uso do dia a dia. Servia para água, para dar um remédio, para servir um refresco gelado ou um chá quente, para medida culinária, enfim era pau p’ra toda obra.
Já o copo de cristal, por ser muito fino, era guardado na cristaleira para ocasiões especiais, para quando chegasse uma visita muito importante, visita essa que nunca chegava.
Num dia de faxina, o copo de cristal caiu no chão e se estilhaçou em mil pedaços. E, neste mesmo dia, ao ser colocado no copo de geléia um café muito quente o mesmo não resistiu e também se quebrou.
Ambos os copos desencoparam naquele dia,(afinal de contas gente quando morre desencarna e copo quando quebra desencopa).
Ao chegarem no Plano Espiritual dos Copos são recebidos pelo severo Senhor dos Copos que lhes cobra:
— Copo de geléia dá conta da tua administração.
— Ah Senhor! — responde o copo de geléia — minha vida foi de muito trabalho. Desde que nasci já fui levado para uma fábrica onde me encheram de geléia e me colocaram numa prateleira de supermercado para ser vendido. No mesmo dia, uma dona de casa me comprou e após consumir a geléia que estava no meu interior me colocou no serviço diário. Era um tal de me colocar água gelada, café quente, remédio amargo, até para regar planta e servir de medida para farinha de bolo eu fui usado. Até que um dia, já cansado de tanto trabalho duro, ao ser colocado um café quente demais, minha velha estrutura não agüentou, me vi partido em vários pedaços e aqui estou eu na Tua presença.
— Bom e fiel copo — exclama o Senhor dos Copos — entra na Graça do teu Senhor, foste fiel no pouco, com certeza serás fiel no muito. Passa à minha direita que trabalhos mais importantes te estão reservados.
— E tu, copo de cristal, da conta da tua administração.
— Bem — responde o copo de cristal — como o Senhor pode ver a minha constituição é muito bela e delicada e os serviços a mim reservados não podem ser iguais aos serviços reservados para este grosseiro copo de geléia aqui presente. Para mim, ficaram reservados os serviços mais finos e delicados.
— E que serviços foram estes? Pergunta o Senhor dos Copos.
— Na realidade, Senhor, nunca apareceu um serviço à altura da minha importância e eu fiquei enfeitando aquele ambiente, protegido naquela cristaleira, até que um dia, uma faxineira desastrada não sabendo lidar com a minha estrutura delicada, me deixa cair no chão e aqui estou eu na Tua presença.
— Mau servo és, pois tua vida foi de completa inutilidade, passa à minha esquerda e reencopa no mundo material, agora como copo de geléia para ver se o que fizeres possa ser contado mais tarde como alguma coisa.
Assim somos nós perante a vida - podemos assumir a atitude de um copo de geléia ou um copo de cristal.
(Texto de Marlio Lamha)
domingo, 29 de janeiro de 2012
~ O Amor: 1ª Carta aos Coríntios ~
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é paciente, é benigno.
O amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.
Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
O amor nunca falha.
Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
(Paulo de Tarso)
~ Relações Humanas - Cuidado: Frágil ~
Uma taça de cristal não pode ser submetida a impactos, senão ela se parte em mil pedacinhos e não há cola, nem liga que a faça igual de novo.
É como prédio demolido, não dá pra reconstruir com os escombros. Assim também são algumas relações humanas. Por isso que é tão importante medir gestos e palavras quando estamos lidando com pessoas. Pessoas têm carências, angústias, pensamentos, sentimentos e sensibilidade.
Não dá pra subir o tom da voz e achar que tudo vai ficar bem. Nem usar de ironia ou ser impaciente. Ignorar ou agir com indiferença é ainda pior.
As relações humanas precisam ser regadas com amor, flexibilidade, atenção, paciência, enfim, cuidado. A verdade deve ser dita, mas o modo como ela é dita também é importante. E que não seja jamais de maneira ríspida ou cruel.
Pense nisso quando uma pessoa estiver na sua frente, confusa ou até um pouco brava precisando de atenção, de uma resposta, de uma palavra amiga.
Lembre-se que nesta situação você é sempre a mão que pode impedir a queda do cristal.
Pare para pensar.
'Todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte!'
(Texto de Konrad Adenauer)
~ A decisão da Sua Vida é Sua ~
Hoje, já levantei pensando no que tenho para fazer antes que o relógio marque meia-noite novamente. Por onde começar? No banheiro, hora de acertar os ponteiros.
Agendar aquela visita ao médico prorrogada há duas semanas. Abrir duas dezenas de e-mails à espera de resposta. Entender os novos procedimentos de organização da empresa. Trabalhar para atingir metas ainda mais ambiciosas. Terei energias para chegar em casa, no fim do dia, e brincar com meus filhos?
Fiquei cansado antes mesmo de botar o pé para fora da cama. Parei. Respirei lentamente por alguns instantes. Fiquei em silêncio e convenci a mim mesmo: é minha função e de mais ninguém, escolher que “tipo de dia” eu terei! Com você acontece a mesma coisa, esteja certo.
Você pode reclamar que está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Pode ficar triste por não ter dinheiro ou se sentir encorajado para administrar as finanças, evitando o desperdício. Pode reclamar da saúde ou dar graças por estar vivo. Pode se queixar dos seus pais por não terem lhe dado tudo o que queria ou pode ser grato por ter nascido. Pode reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Pode sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Pode lamentar decepções com amigos ou se entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saem como planejamos, podemos ficar felizes por ter o dia de hoje para recomeçar. Lembre-se: o dia está em sua frente, esperando para ser o que você quiser.
Aí está você, o escultor que pode dar forma a tudo isso. Escolha sempre o melhor, nunca o mais fácil. Algumas soluções de hoje vão criar os problemas de amanhã.
Torço para que, amanhã cedo, você se levante com alegria e celebre a oportunidade que a vida lhe dá para lutar uma vez mais, com energia renovada, por seus sonhos de felicidade e saiba, com sua energia, realizar o que se propõe, mostrando a todos uma incrível disposição para batalhar até o fim.
Assuma que você é o dono da sua vida e pare de esperar que alguém lhe diga o que fazer. Seja humilde e escute as pessoas, sim, mas tome consciência de que a decisão da sua vida é sua e somente sua!
(Texto de Roberto Shinyashiki)
sábado, 28 de janeiro de 2012
~ Dicas Para Escrever Bem ~
1. Deve evitar ao máx. A utiliz. De abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??...então valeu!
9. Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais
crtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando
Em não estar falando desta maneira irritante. (Esta é a minha favorita... EU ODEIO GERUNDISMO!)
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar
Esse trem...vixi..entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
(Dicas do professor João Pedro da UNICAMP)
~ Três Coisas ~
De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando,
A certeza de que é preciso continuar,
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.
Portanto, devemos:
Fazer da interrupção, um caminho novo;
Da queda, um passo de dança;
Do medo, uma escada;
Do sonho, uma ponte;
Da procura, um encontro.
~ Os 8 Estágios da Bebedeira ~
1-ESTÁGIO SIMPATIA
Tudo começa com alguns poucos goles. A bebida desce gostosa e provoca aquele riso fácil, próprio dos homens de bem com a vida. Você fica cada vez mais sociável e alegre. Conta algumas piadinhas só pra relaxar o ambiente e começa a se soltar.
2-ESTÁGIO DONO DA RAZÃO
Alguns tragos mais tarde você se torna a pessoa mais inteligente e espirituosa da mesa, e possivelmente, do bar inteiro. Domina os assuntos mais intrincados e discute com todo mundo como se soubesse toda a verdade. É uma beleza..
3-ESTÁGIO BRAD PITT
Você se transforma no cara mais lindo do lugar. Todas as mulheres começam a dar bola pra você. Até as que não olham estão só fazendo charme para chamar sua atenção, dando uma de difícil. Mas você sabe que é desejado por todas.
4-ESTÁGIO BELEZA PURA
Algo estranho acontece com as mulheres ao seu redor. Ficam mais bonitas. É incrível. O charme escondido de todo mundo vem à tona! Rugas, espinhas, quilos a mais, bafo, chatice, graus de parentesco, todos os defeitos ficam em segundo plano.
5-ESTÁGIO BILL GATES
Você se torna o cara mais rico do mundo. Começa a pagar bebida para todo mundo (afinal de contas todos viraram seus amigos) e a convidar qualquer um para festas e churrascos na sua casa. Faz questão de pagar a conta da mesa inteira.
6-ESTÁGIO MIKE TYSON
Após perceber que você se tornou o cara mais bonito e rico do local, é necessário demarcar o território. É quando você se torna o cara mais forte, acha que pode bater em todo mundo, Em boates, dá ombradas nos outros de propósito.
7-ESTÁGIO HOMEM-INVISÍVEL
Sua autocrítica desaparece, Você só faz burrada e acha que ninguém ta vendo. Derruba copo, quebra garrafa, fica pendurado nos outros, conta piada chata, faz força pra ficar em pé, olha pra bunda da namorada do amigo, mexe com a cunhada...
8-ESTÁGIO AMNÉSIA
Após dormir mais de 12 horas, nem lembra o que fez, ou finge não lembrar, e, dependendo do comentário da galera, jura que nem saiu. É quando costuma encontrar alguém que você nem cumprimentaria quando sóbrio, mas está roncando do seu lado na cama.
~ A Cor do Mundo ~
O ancião descansava sentado em velho banco à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado:
- Bom dia!
- Bom dia!, respondeu o ancião.
- O senhor mora aqui?
- Sim, há muitos anos.
- Venho de mudança e gostaria de saber como é o povo daqui. Como o senhor vive aqui há tanto tempo deve conhecê-lo muito bem.
- É verdade, falou o ancião. Mas por favor, me fale antes da cidade de onde vem.
- Ah! É ótima. Maravilhosa! Gente boa, fraterna. Fiz lá muitos amigos. Só a deixei por imperativos da profissão.
- Pois bem, meu filho. Esta cidade é exatamente igual. Vai gostar daqui.
O forasteiro agradeceu e partiu.
Minutos depois apareceu outro motorista e também se dirigiu ao ancião:
- Estou chegando para morar aqui. O que me diz do lugar?
O ancião, lançou-lhe a mesma pergunta:
- Como é a cidade de onde vem?
- Horrível! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante! Não fiz um único amigo naquele lugar horroroso!
- Sinto muito, meu filho, pois aqui você encontrará o mesmo ambiente.
Todos vemos no mundo e nas pessoas algo do que somos, do que pensamos, de nossa maneira de ser. Se somos nervosos, agressivos ou pessimistas, veremos tudo pela ótica de nossas tendências, imaginando conviver com gente assim.
Em outras palavras, o mundo tem a cor que lhe damos através das nossas lentes.
Se nossas lentes estão escurecidas pelo pessimismo, tudo à nossa volta nos parecerá escuro. Tudo, para nós, parecerá constantemente envolto em trevas.
Se nossas lentes estão turvadas pelo desânimo, o universo que nos rodeia se apresenta desesperador. Mas, se ao contrário, nossas lentes estão clarificadas pelo otimismo, sentiremos que em todas as situações há aspectos positivos.
Se o entusiasmo é o detergente das nossas lentes, perceberemos a vida em variados matizes de luzes e cores.
A cor do mundo, portanto, depende da nossa ótica. O exterior estará sempre refletindo o que levamos no interior.
O otimismo é gerador de adrenalina emocional, que estimula o sangue, impulsionando ao avanço, à alegria. Cultivando-o nos sentimentos adquirimos visão para perceber o lado bom da vida que nos rodeia.
~ Viajantes ~
Viajantes.
Viajantes da vida, viajantes na vida.
Construindo seus portos com as pedras da existência, pedras leves, outras nem tanto.
Somos viajantes da vida, vidas repletas de buscas.
Buscas de nós mesmos, daquilo que nos toca, daquilo que nos alimenta, daquilo que nos faz chorar, daquilo que amamos.
Buscas de lugares, pessoas, crenças...
Buscas.
Viajantes que buscam incessantemente, não por desvario, mas com certeza, pela sabedoria, pela paz de espírito, pelo peito aberto ao vir a ser.
Privilégio é quando nesse caminhar, encontramos na mesma nau, outros viajantes que se mostram para nós nas mesmas buscas, companheiros que nos permitem conhecer as suas estórias, o seu caminhar, seus horizontes...
E continuamos as buscas quando, em alguns portos, paranos para melhor respirar e nos acomodar, re-arrumar o aprendido nesta viagem eterna.
(Texto extraído da internet, adaptado por Marcinha)
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
~ As Duas Vizinhas ~
Havia duas vizinhas que vivam em pé de guerra. Não podiam se encontrar na rua que era briga na certa. Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Ao se encontrarem na rua, muito humildemente, disse dona Maria:
- Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Estou propondo para você que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas.
Dona Clotilde, na hora, estranhou a atitude da velha rival e disse que iria pensar no caso. Pelo caminho foi matutando.
'Essa dona Maria não me engana. Aposto que está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação.'
Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca.
'Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse ‘maravilhoso’ presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa.'Mandou a empregada levar o presente à casa da rival, com um bilhete que dizia: Aceito sua proposta de paz e, para selarmos nosso compromisso, envio-te esse lindo presente.
Dona Maria estranhou o presente, mas não se exaltou. E pensou: 'O que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem, deixa pra lá.'
Alguns dias depois, dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel. E pensa: 'É a vingança daquela asquerosa da Maria. Que será que ela me aprontou!'
Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, além de um cartão com a seguinte mensagem: 'Estas flores são o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim. AFINAL, CADA UM DÁ O QUE TEM EM ABUNDÂNCIA EM SUA VIDA.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
~ As Emoções, As Doenças e O Sentimento de Fracasso ~
70% de nossas enfermidades vêm do campo da consciência emocional. As doenças, na maioria das vezes, brotam de emoções não expressas, mesmo se forem emoções básicas, como o medo, por exemplo.
O medo, quando há ausência de amor, pode se tornar uma doença, ou o denominador comum de boa parte delas. Quando serve de alerta a um perigo, todo nosso corpo se prepara para a fuga. Quando se congela, afeta os rins, as glândulas supra-renais, os ossos, a energia vital, e pode converter-se em pânico.
A raiva é um outro sentimento que se volta contra nós e pode afetar nosso fígado, a digestão, a o sistema imunológico.
A alegria é uma das mais curativas de todas as emoções, porque expande o nosso corpo, ajuda a respirarmos melhor e produz uma circulação sanguínea mais abrangente. Ela ainda pode nos ajudar a suavizar todas as outras emoções ruins, porque se estamos verdadeiramente alegres, estamos expandidos, em contato com todas as nossas boas emoções, com o meio onde estamos e com os outros.
Quando estamos alegres não nos paralisamos, pois a alegria põe outras emoções em contato com o coração, e isso nos dá a sensação de expansão.
Só existe um perigo - é quando não sabemos nossos limtes, quando não estamos em contato e queremos forçosamente prolongá-la. Nesse momento, ela se torna paralisada, e pode nos levar à atitudes autodestrutivas, como nos drogar, por exemplo.
A bem da verdade, todas as emoções negativas têm seu próprio aspecto positivo. Tornamo-las negativas quando as reprimimos.
Convém aceitarmos essas emoções que consideramos negativas como parte de nós mesmos, assim elas fluem e podem se transmutar. Temos de canalizá-las para que chegem ao cérebro a partir do coração.
Até mesmo o amor - princípio de tudo - quando mal interpretado, pode ser destrutivo. Exsite amor que superprotege, o amor tóxico, destrutivo.
Cremos que o sentido da vida é o prazer, porém com mais prazer não há mais felicidade. Prazer e felicidade não são a mesma coisa.
A saúde não é ausência de doença e sim potência. Todos nós, em algum momento, ficamos doentes, e como lidamos com isso é que mostra nossa saúde. Muitas pessoas muito potentes já ficaram doentes e lidaram com isso serenamente.
Quando associamos doença a fracasso estamos expostos às pressões da cultura. Sempre podemos aprender com as doenças, e através delas, entendermos nossos limites.
O amor, tão trazido e tão levado, tão caluniado, é uma força renovadora. O amor é magnífico porque cria coesão. No amor, tudo está vivo, como um rio que se renova a si mesmo.
No amor, a gente sempre pode renovar-se porque ordena tudo. No amor, não há usurpação, não há transferência, não há medo, não há ressentimento.
Se o aprisionarmos, ele se torna ilusões e vivemos com bolhas fabricadas e em bolhas fabricadas.
(Texto de Frinea Brandão, adaptado por Marcinha)
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
~ Faça Alguma Coisa ~
Quando tiver algum problema, faça alguma coisa!
Se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda.
Se não puder obter o material certo,vá procurá-lo.
Se não puder encontrá-lo,substitua-o.
Se não puder substituí-lo, improvise.
Se não puder improvisar, inove.
Mas acima de tudo, faça alguma coisa!
Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada, e as que só inventam desculpas.
Quando o tédio te procurar, vá à escola da caridade. Ela te acordará para as alegrias puras do bem e te fará luz no coração, livrando-te das trevas que costumam descer sobre as horas vazias.
(Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel)
~ O Desejo Realista ~
O anseio é realista quando você parte da premissa de que a pista para a realização deve estar em você; quando você deseja descobrir as atitudes que o impedem de viver a vida de uma maneira plena e significativa; quando interpreta o anseio como uma mensagem oriunda do âmago do seu ser interior, mensagem essa que o dirige por um caminho que o ajudará a encontrar o seu verdadeiro eu.
Entretanto, quando a mensagem interior é mal interpretada pela personalidade negativa, ambiciosa, mesquinha e exigente, a confusão se instala. Nesse caso, o anseio entra por canias de fantasias mágicas e irrealizáveis. Você acredita que a realização lhe é devida como direito em vez de ser conquistada através da coragem e da honestidade de olhar para si como é agora, mesmo para áreas que preferiria evitar.
Se uma situação de vida for dolorosa e você reagir com raiva, queixas e outras defesas contra o viver essa dor de modo limpo, você não estará sendo verdadeiro com relação a seu estado presente. Mas se apenas deixar que a dor aconteça, e se a sentir sem usar de artifícios como 'ela vai acabar comigo', ou 'durará para sempre', a experiência liberará energias criadoras intensas que trabalharão cada vez mais a seu favor e abrirão os canais para o seu eu espiritual.
Resumindo: o desejo é realista quando a pista para a sua realização está em você mesmo, nas suas atitudes, na sua maneira de ver e viver a vida, na sua busca interior. Entretanto, quando você busca essa mensagem interior e a interpreta de maneira errada, a confusão aparece e te leva por caminhos fantasiosos.
(Texto extraído do livro O Caminho da Autotransformação, adaptado por Marcinha)
~ O Desejo Falso ~
Como podemos ter clareza sobre o que é real e o que é falso com relação aos nossos anseios mais profundos?
O desejo é falso quando sua personalidade deseja amor e realização, perfeição e felicidade, ou prazer e expansão criadora, sem pagar o preço de uma autoconfrontação mais rigorosa. É falso quando você não assume a responsabilidade por seu estado atual ou pelo estado ao qual aspira. Por exemplo, se você se entristece consigo mesmo por sua vida vazia, e se de algum modo culpa os outros por seu estado atual, não importa quão errados esses outros possam estar, quer sejam seus pais, seus companheiros, seus amigos, ou a vida como um todo, então você não está assumindo nenhuma respondabilidade. Se este for o caso, de certo modo você desejará receber também o estado novo e melhor como uma recompensa não merecida.
Você pode tentar ser um seguidor obediente de uma alta autoridade apenas para ser recompensado. Na verdade, porém, visto que o prêmio nunca vem de fora, independentemente do que faça, você se sentirá desapontado, ressentido, ludibriado e raivoso, e apelará sempre de novo a seus padrões antigos e destrutivos que são os verdadeiros responsáveis pelo estado que cria seu anseio não realizado.
Resumindo: o seu desejo é falso quando você quer tudo, sem pagar o preço de se conhecer a fundo, sem pagar o preço de uma autoconfrontação rigorosa. E, quando não consegue o que quer, coloca a culpa nos outros e na vida.
(Texto extraído do livro O Caminho da Autotransformação, adaptado por Marcinha)
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
~ Ser Mais Mulher ~
Somos bombardeados diariamente por textos que definem o que é ser mulher ou o que é ser homem.
Os primeiros evidenciam a sensibilidade evidente feminina, seus encantos, seus receios, seus sonhos e desamores.
Já aos que vem de Marte sobram a brutalidade, insegurança que é peculiar aos ditos machos, as cantadas desconexas e muitas vezes um humor idiota, quase retardado.
Muito já foi dito sobre o fascínio que as mulheres exercem sobre nós, meros súditos de tais realezas, incontáveis loucuras e noites foram lançadas em devaneios de como conquistar uma deusa...
Tudo em vão. São elas quem nos elegem.
Somos vulneráveis aos seus encantos.
Não posso versar com propriedade sobre o que é ser mulher, mas confesso que não gostaria de sê-lo. Não, não é desmerecimento ou algum tipo de crítica, pelo contrário.
Ser mulher é algo tão difícil de imaginar para nós. O mundo feminino é mais complexo; mais recheado de detalhes coloridos; são capazes de ver e sentir tudo ao seu redor e ainda permanecerem altivas; são esposas, mães, profissionais e donas de casa e amantes... E ainda esperam um príncipe encantado montado em um cavalo branco. Sempre conscientes, gentis e delicadas.
Sem falar nas provações impostas pela natureza ou evolução dos tempos: TPM, cólicas mensais, gravidez, parto... Ufa! E nós?
Ser homem não requer muito estudo... Geralmente somos o cavalo montado em príncipes. Muito mais fácil... Somos imaturos, inseguros, não ligamos no outro dia, sem apego, não planejamos nada, sem conflitos, sem DRs, irracionais, estúpidos, quase vazios... A maioria.
Será porque não temos essa consciência?
Se pararmos para pensar sobre isso veremos que não é muito fácil ser homem... Opss, mas homens não param para pensar... Seguimos.
Na verdade, noto que é muito difícil ser humano, de fato. Somos um turbilhão de pensamentos e emoções em ebulição, queremos respostas para tudo e não queremos perguntar nada a ninguém.
Vivemos em hipocrisias continuas e diárias, alimentadas por nossa vaidade e auto-exclusão. Preferimos não nos envolver nisso ou naquilo ou com alguém. Isolamento sadio, quase um TOC.
Somos complexos demais em nossa pseudo-simplicidade, homens e mulheres, mas as mulheres...
A grande diferença que noto é que elas não querem essa condição humana. Ela é a evolução do humano. Sente, pensa, elabora, age e cuida... Zela.
Humano é vil, fraco, arrogante, mata, destrói, engana, traí, consume... Predador. Homem. E justifica seus atos nesse conceito.
A mulher questiona e tenta fazer diferente. É gentil, carinhosa e não se sente fraca por isso.
E mais, nos policiam em nossa natureza vazia, mesmo que indiretamente.
Nossas vidas seriam melhores se fossemos um pouco mais mulheres.
(Texto de Alexandre Melo)
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
~ Entretenimento de Qualidade ~
O Rio de Janeiro é uma cidade linda, apesar do povo descuidado e de governantes gananciosos. Portanto, vale muito a pena desgrudar o bumbum do sofá, desligar a TV e sair para viver!
Aqui vão algumas dicas bem legais e, o que é melhor, de graça.
A primeira vai para os amantes da natureza e esporter radicais.
O Parque Natural Municipal da Catacumba exibe esculturas de artistas plásticos de renome internacional. Além dessa maravilha cultural, o visitante pode se aventurar em uma caminhada de 20 minutos por uma trilha de 350 metros, sinalizada, até mirante do Sacopã, onde a vista espetacular é garantida no topo de seus 130 metros de altura.
Há também outras atividades para os mais radicais; tais como: arvorismo adulto e infantil, muro de escalada, rapel e tirolesa. Todas as atividades incluem equipamento completo, seguro pessoal e guia bilingue.
Lembrando que a entrada no parque é gratuita, porém as atividades são pagas. Os preços variam de R$20,00 a R$40,00. Vale a pena conferir.
O Parque Natural Municipal da Catacumba fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3000 - Lagoa.
O telefone para contato é 2247-0049.
De terça a domingo das 8:00 às 17:00
Para os que buscam conhecer melhor sua cidade e seu país, e um pouco mais do mundo em que vivem, vai uma dica cultural.
O Centro Cultural Banco do Brasil possui uma magnífica biblioteca com 140 mil volumes sobre assuntos geral, além de três teatros, quatro cabines de video, um cinema, dois auditórios, sala de exposição, salão de chá e restaurante.
Há as exposições permanentes, como a Iconografia de D. João VI com quadros a óleo, gravuras e objetos diversos no quarto andar do CCBB.
Outra exposição permanente é O Banco do Brasil e sua História, onde a história do Banco do Brasil é contada de forma cronológica, num parelelo com a história financeira do Brasil.
Interessante também é a Galeria de Valores - outra exposição permanente - com cerca de 2000 peças que contam a história da moeda no Brasil e no mundo.
Quanto às exposições temporárias, vale muito a pena visitar a da Índia, que estará no CCBB até o dia 29 de janeiro. Uma linda exposição dividida em quatro módulos: Homem, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea. São 18 salas e mais de 380 peças, entre obras de arte, fotografia e recursos audiovisuais.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
O telefone para contato é 3808-2101.
O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10:00 às 21:00.
Espero que tenham gostado das dicas.
Bom entretenimento!
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
~ Reflexologia nos Pés ~
A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas nos pés e nas mãos que correspondem à cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo atraves de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença.
Mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas.
O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o estresse.
Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos em arranjo similar nos pés.
A técnica do tratamento reflexológico é simples, não requerendo anos de treinamento para ser aplicada eficazmente. Nesta forma de terapia, útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário no processo de cura.
O terapeuta atua como um mediador para ativar o potencial de cura do paciente.
(Texto extraído da Internet adaptado por Marcinha)
~ De Malas Prontas ~
Dizem que uma pessoa que viaja muito é reconhecida pelo tamanho de sua mala. Os 'mais viajados' falam que as malas pequenas revelam quem, de fato, já está acostumado a pegar a estrada, pois sabem, exatamente, o que levar e o que vão usar.
Verdade ou não, faz todo sentido. Então, confira algumas dicas para você organizar sua bagagem, sem exageros.
* Escolha o destino e quanto tempo irá ficar;
* Faça uma lista do que irá precisar e leve-a com você, para não esquecer nada na volta;
* Coloque os objetos mais pesados no fundo da mala;
* Roupas íntimas e meias devem ser acomodadas dentro de sapatos e pequenos compartimentos;
* Xampus, cremes, maquiagens e demais intensílios de beleza devem ser guardados em saquinhos separados e bem lacrados, pois se a tampa abrir ou algum frasco for perfurado, o produto não irá se espalhar por todo o resto;
* Toalhas, camisetas e outras peças de roupa podem ser enroladas, pois não amassam e ocupam menos espaço.
Simples e prático. Então, boa viagem!
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Câncer ~
O câncer se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida. É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora. É por isso que não adianta curar apenas com remédios, é preciso aprender a perdoar as pessoas, principalmente e si mesmo, e seguir em frente, vivendo no presente, com planos concretos para o futuro.
Perdoar é um processo que pode levar tempo, mas nada é tão belo e transformador do que o perdão - ele liberta a alma, a pessoa se renova e se cura.
Experimente começar o dia em paz e harmonia, seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral.
~ O Seu Corpo Fala - Alergias ~
As alergias aparecem quando o perfeccionismo fica intolerável. Ninguém consegue manifestar perfeição, pois é impossível até mesmo definí-la. Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito?
Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é. Pare de querer controlar tudo. São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso.
Isso vale para o seu corpo também. Aceite-se exatamente como é, pois o seu corpo é o templo da sua alma. Se existir algo que queira mudar em seu corpo, faça, mas não deixe que a sua felicidade e amor prórprio dependam disso.
Se você está num relacionamento e seu parceiro(a) não está satisfeito com o seu corpo, mude de parceiro(a). Afinal, você é muito mais maravilhoso e especial do que seu corpo físico. Você é a manifestação de Deus na Terra.
E, pode ter certeza, existem muitas pessoas que gostariam de estar com você.
Para você ser amado e aceito por alguém, comece se aceitando e se amando, e isso ocorrerá naturalmente.
~ O Seu Corpo Fala - As Neuroses ~
As neuroses paralisam quando a 'criança interna' tiraniza. Quando você, repetidamente, não consegue realizar seus sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você.
Neste momento, tudo parece ser um impecilho, você vê um mundo perigoso e injusto, e se sente como uma criança sozinha e desamparada, desesperada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem a força e a capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja.
Muitas pessoas procuram as drogas ilícitas e remédios materiais, quando na verdade, precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.
Procure ajuda, mude e seja feliz!
~ O Seu Corpo Fala - A Febre ~
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Se sua temperatura subiu, você está se sentindo sem forças para lidar com as situações.
Não se compare com outras pessoas, não pense que só você tem problemas, ou que existem pessoas sortudas e pra você, nada dá certo. Isso não é verdade!
Todos temos problemas, o que muda é como os encaramos e resolvemos.
Você é capaz de resolver qualquer situação. Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos. Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus.
Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções.
~ O Seu Corpo Fala - Pressão Alta ~
A pressão sobe quando o medo aprisiona. Mas, medo de que? Muitas vezes, o medo é irracional. A menos que você esteja realmente numa situação perigosa (perdido em alto mar sem socorro à vista, seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido, sozinho e machucado, etc.), a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar reagir corretamente numa situação de emergência, acalme-se! Faça a pergunta: E se este fato que eu receio vier realmente a ocorrer, qual é a pior coisa que poderia me acontecer?
Faça as pazes com todas as possibilidades. Se você não tem controle sobre algum fato, solte-o! Entregue a Deus. Ore, medite, relaxe. Entregue ao Universo.
Atente para os 15 minutos antes de dormir, não tenha medo do amanhã, confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira, entregue o problema a Deus e durma bem.
Muitas vezes, ao acordar, o problema terá diminuído ou até desaparecido, pois muitos dos nossos medos são irreais.
Cuide do seu pensamento. Sempre!
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Coluna ~
Problemas na coluna indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você. É como se você não quisesse, mas sente que tem de carregar o mundo nas costas, pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a sua ajuda. Isso não é verdade! Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas. É você quem acha isso. Portanto, liberte-se desta crença.
Acredite mais nos outros. Cada um tem direito de viver a vida como deseja, não queira impor seu modo de viver aos outros. Aceite as diferenças, afinal você também quer ser aceito exatamente como é, não é mesmo?
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Infarto ~
O seu coração infarta quando sente a ingratidão e estresse. Portanto, procure não exigir tanto das pessoas.
Quando fizer algo pequeno, médio ou grande por alguém, não espere algo em troca. A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja, e você acaba por envenenar o seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão. Na maioira das vezes, a pessoa nem imagina o quanto isso era importante para você; é a sua visão que coloca esse peso.
Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade. Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se!
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Unhas, Cabelos e Pele ~
As unhas quebram, os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas. E isso acontece quando você está se sentindo deprimido, sem vontade de seguir além...
Se estiver com depressão, procure os amigos, familiares, ajuda médica. Deseje melhorar. Leia bons livros, assista à programas instrutivos, inspiradores e divertidos, tenha um tempo só para você, faça coisas que gosta, ria em frente ao espelho, divirta-se!
Insira mais diversão na sua vida. Isso só depende de você!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
~ Feliz Livro Novo ~
Quando 2011 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos.
Você podia fazer dele o que quisesse.
Era como um livro em branco, e nele, você podia colocar um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.
Podia...
Hoje não pode mais.
É um livro já escrito, conluído. Representou um percurso da sua vida.
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes.
Ele já foi vivido.
Resultou de suas experiências e valorizou o seu aprendizado.
Portanto, agora, no início de 2012, reflita.
Tome seu velho livro e o folheie com cuidado.
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência.
Faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo!
Aprecie aquelas páginas da sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não, não tente arrancá-las!
Seria inútil; já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe está sendo entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio.
E terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Porém, não esqueça da sua contribuição em parceria com seu destino.
Não importa onde esteja, faça acontecer.
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Obrigado e Perdão.
E, prepare-se.
Mais uma vez você está no exercício do controle da sua vida.
Aproveite o agora e não tente, consiga!
Com a chegada de 2012, você está recebendo outro livro, novo, limpo, branco, todo seu.
No qual você irá escrever o que desejar...
Feliz Livro Novo!
(Adaptação de um texto retirado da Internet)
domingo, 8 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Dor de Cabeça ~
A dor de cabeça aparece quando as dúvidas aumentam e aparecem as críticas. Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída. Relaxe, ore, medite, converse com alguém, peça ajuda. Confie mais em você e na vida. Acalme-se, tenha mais fé, creia mais em você e em Deus.
Como dizem os orientais: Se um problema tem saída, resolva! E se não tem, por que se preocupar tanto? Nesse caso, aceite-o!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Dor de Garganta ~
A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos, mágoas, reclamações. Saiba ter voz, seja uma pessoa assertiva, não precisa brigar. Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva, sem perder a paciência.
Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos, uma hora, uma das duas coisas ocorre: pode ocorrer um problema sério na região da boca e garganta (saúde), ou você estoura de uma vez só, tudo o que pensa, com raiva e ressentimentos, e acaba magoando todos ao redor.
Procure não acumular fatos. Assim que ocorrer algo que te desagrade, você pode chamar a pessoa que te magoou e dizer que admira determinadas características dessa pessoa; ou seja, comece sempre com algo positivo sobre a pessoa. E quando for 'reclamar', reclame do fato em questão ou da atitude, não da pessoa. Diga: 'Não gostei quando você fez isso, pois me senti assim...'
Boa sorte!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Engordar ~
O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta.
Aprenda a aceitar as coisas como elas são, não seja exigente demais com você, nem com o mundo. Relaxe! Deixe a ansiedade desaparecer.
O mundo é perfeito exatamente como é. E, se a sua frustração refere-se a resultados obtidos, saiba que você pode estar bem mais próximo dos seus sonhos do que imagina.
Tenha paciência, nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor. Dê mais uma chance para você e seus sonhos.
Antes de comer algo, pergunte-se: 'Estou com fome de quê?' Se não for uma fome física e sim algo emocional, não tente resolver com a comida. Coma o que desejar, mas apenas quando realmente estiver com fome, e esteja presente quando mastigar, foque no agora. Ao invés de engolir desesperadamente na frente da TV, sem sentir o gosto da comida, saboreie cada mordida, sinta o sabor, cheire, feche os olhos, sinta a textura do alimento na sua boca e tenha gratidão a ele.
Se você conseguir fazer isso, seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário, seu corpor expedirá.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
~ O Seu Corpo Fala - Estômago ~
O estômago arde e queima quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita, não consegue 'digerir' o fato.
Ache uma válvula de escape: grite, dê um soco no travesseiro, escreva tudo num papel e queime, pratique um esporte, lute boxe, faça terapia, enfim, ache uma maneira de extravasar as emoções. E, se possível, elimine as pessoas 'nocivas' da sua vida.
Assinar:
Postagens (Atom)