segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

~ Parábola do Copo de Geléia ~


Em uma casa havia dois copos: um de cristal muito fino e delicado, e outro que foi comprado no supermercado com geléia.
O copo de geléia era o copo de uso do dia a dia. Servia para água, para dar um remédio, para servir um refresco gelado ou um chá quente, para medida culinária, enfim era pau p’ra toda obra.
Já o copo de cristal, por ser muito fino, era guardado na cristaleira para ocasiões especiais, para quando chegasse uma visita muito importante, visita essa que nunca chegava.
Num dia de faxina, o copo de cristal caiu no chão e se estilhaçou em mil pedaços. E, neste mesmo dia, ao ser colocado no copo de geléia um café muito quente o mesmo não resistiu e também se quebrou.
Ambos os copos desencoparam naquele dia,(afinal de contas gente quando morre desencarna e copo quando quebra desencopa).
Ao chegarem no Plano Espiritual dos Copos são recebidos pelo severo Senhor dos Copos que lhes cobra:
— Copo de geléia dá conta da tua administração.
— Ah Senhor! — responde o copo de geléia — minha vida foi de muito trabalho. Desde que nasci já fui levado para uma fábrica onde me encheram de geléia e me colocaram numa prateleira de supermercado para ser vendido. No mesmo dia, uma dona de casa me comprou e após consumir a geléia que estava no meu interior me colocou no serviço diário. Era um tal de me colocar água gelada, café quente, remédio amargo, até para regar planta e servir de medida para farinha de bolo eu fui usado. Até que um dia, já cansado de tanto trabalho duro, ao ser colocado um café quente demais, minha velha estrutura não agüentou, me vi partido em vários pedaços e aqui estou eu na Tua presença.
— Bom e fiel copo — exclama o Senhor dos Copos — entra na Graça do teu Senhor, foste fiel no pouco, com certeza serás fiel no muito. Passa à minha direita que trabalhos mais importantes te estão reservados.
— E tu, copo de cristal, da conta da tua administração.
— Bem — responde o copo de cristal — como o Senhor pode ver a minha constituição é muito bela e delicada e os serviços a mim reservados não podem ser iguais aos serviços reservados para este grosseiro copo de geléia aqui presente. Para mim, ficaram reservados os serviços mais finos e delicados.
— E que serviços foram estes? Pergunta o Senhor dos Copos.
— Na realidade, Senhor, nunca apareceu um serviço à altura da minha importância e eu fiquei enfeitando aquele ambiente, protegido naquela cristaleira, até que um dia, uma faxineira desastrada não sabendo lidar com a minha estrutura delicada, me deixa cair no chão e aqui estou eu na Tua presença.
— Mau servo és, pois tua vida foi de completa inutilidade, passa à minha esquerda e reencopa no mundo material, agora como copo de geléia para ver se o que fizeres possa ser contado mais tarde como alguma coisa.

Assim somos nós perante a vida - podemos assumir a atitude de um copo de geléia ou um copo de cristal.


(Texto de Marlio Lamha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário