segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

~ Leitura: A Chave De Tudo ~


Como professores, como pais ou como tios e tias  - o que é o meu caso -, nunca podemos nos esquecer de olhar com muito cuidado como está o desenvolvimento de nossas crianças e jovens no campo da palavra escrita. Não estou falando de lições de português ou aulas de gramática, tampouco sobre escrever ortograficamente certo ou errado. Aqui, o toque refere-se a algo muito importante: a aproximação curiosa, amorosa mesmo, com o universo da leitura e do livro.
Esse é um campo complexo. Podemos lançar mão de variados recursos para os pequenos aprenderem esta ou aquela lição, mas não podemos obrigá-los  a amar os livros. Podemos sim 'ensiná-los' a não gostar de ler, e muitas vezes, isso se faz inconscientemente.
Muitos afastam as crianças e os jovens da leitura quando, em casa, ocultam os livros, deixando-os fora do alcance e dos hábitos do lar; quando tratam a leitura como algo chato e aborrecido, sempre menos interessante que a perversa televisão; quando não se inclui as livrarias e bibliotecas na rota dos passeios com a família; quando se manifesta preconceitos, hierarquizando leituras, esquecendo que todos nós somos filhos do nosso tempo e que boa parte da leitura é potencialmente boa.
Essa lição de casa não é para os alunos, mas para os pais, professores e todos aqueles que fazem parte do dia a dia da criança e do jovem. É dever de todos nós, sempre, buscar abrir portas para que as novas gerações descubram, por si mesmas, o quanto pode ser maravilhoso essa operação cognitiva que verdadeiramente mudou o curso da história do mundo - a leitura.

(Texto da pedagoga e mestra em Educação Francisca Paris, adaptado por Marcinha)

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