sábado, 11 de fevereiro de 2012

~ A Vontade ~


As causas da felicidade não se acham em locais determinados do eapaço; estão em nós mesmos, nas profundezas misteriosas da alma.
É o que confirmam todas as grandes doutrinas: 'O reino dos céus está dentro de vós', disse o Cristo.
O mesmo pensamento está expresso, sob outra forma, nos Vedas: 'Carrega em ti um amigo sublime que não conheces.'
A sabedoria persa não é menos categórica: 'Viveis em meio a lojas plenas de riquezas e morreis de fome à porta.' (Suffis Ferdousis)
Todos os grandes ensinamentos concordam neste ponto: é na vida interior, na eclosão de nossos poderes, de nossas faculdades, de nossas virtudes, que está a fonte de felicidades futuras.
Olhemos atentamente para o fundo de nós mesmos; fechemos nosso entendimento às coisas externas e, depois de ter habituado nossos sentidos psíquicos ao escuro e ao silêncio, veremos surgir luzes inesperadas, ouviremos vozes fortalecedoras e consoladoras. Mas, poucos homens sabem ler em si mesmos, explorar estes recônditos onde dormem tesouros inestimáveis. Desperdiçamos nossa vida com coisas banais, fúteis; percorremos o caminho da existência sem nada saber sobre nós mesmos, sobre estas riquezas cuja valorização nos traria inúmeras satisfações.
Por qual meio movimentaremos essas potências interiores e as orientaremos para um elevado ideal? Pela vontade!
A utilização persistente, tenaz desta faculdade mestra nos permitirá modificar nossa natureza, vencer todos os obstáculos, dominar a matéria, a doença e a morte.
É pela vontade que podemos dirigir nossos pensamentos para um objetivo preciso. Aprendamos, pois, a servir-nos de nossa vontade e, através dela, a unir nossos pensamentos a tudo o que é grandioso, à harmonia universal, cujas vibrações enchem o Espaço e embalam os mundos.

(Texto extraído do livro O Problema do Ser e do Destino, de Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário