sábado, 12 de novembro de 2011

~ Reabertura do Paço Imperial ~


Palco de importantes momentos da história do Brasil, como o Dia do Fico, as coroações de D.Pedro I e D.Pedro II, e também a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no país; o Paço Imperial mantém-se imponente na Praça XV, em pleno centro comercial do Rio de Janeiro. Tamanha importância não poderia ser ignorada e, portanto, a restauração iniciada em janeiro deste ano, levará ao público um novo espaço, destacando a construção original e trazendo maior comodidade aos seus visitantes. A reabertura acontecerá no dia 17 de novembro com a exposição especial que complia os últimos cem anos da arte brasileira.
Suas instalações privilegiam uma perspectiva de valorizar as marcas deixadas pelas diferentes fases históricas e suas sucessivas intervenções.
O Centro Cultural Paço Imperial reabrirá suas portas com a exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, reintegrando-se ao panorâma cultural da cidade e reforçando o circuito de outros grandes centros multiculturais do entorno, que incluem exposições de artes nacionais e internacionais, eventos musicais e literários, peças de teatro, espetáculos de dança, filmes, cursos e seminários.
Além da estrutura que compõe o museum, há outros atrativos que tornam a visita ao Paço Imperial ainda mais encantadora. Com vista para o pátio interno, está o Bistrô do Paço - um charmoso café que serve quiches, saladas, doces, vinhos e chás. O restaurante Atrium também conquista os visitantes com sua gastronomia requintada e internacional. Aos amantes das letras e da música, a livraria Arlequim é um belo ambiente a ser visitado. Especializada em clássicos, jazz e MPB, a casa também dedica as tardes de sábado à apresentações musicais, além de oferecer grande variedade de títulos da literatura nacional e internacional, e um espaço para almoço e lanches deliciosos em seu café. Um delicioso convite ao dolce far niente.
Para quem não sabe, o Paço Imperial fica na Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro
Seu funcionamento é de terça a domingo das 12:00 às 18:00 e a entrada é franca.

(Texto extraído do Guia Rio, adaptado por Marcinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário