sábado, 10 de dezembro de 2011

~ Um Pouco da História do Rio de Janeiro - Parte I ~


Para que possamos compreender muitos aspectos da cidade do Rio de Janeiro nos dias atuais, é necessário que se faça uma viagem para antes mesmo da 'descoberta' do Brasil, ou como muitos historiadores preferem denominar, do ‘achamento’ ou ‘surgimento’ do Brasil.
O sistema que caracterizou boa parte da vida européia no período medieval, e que obteve grande expressão nos séculos IX e XIII foi o feudalismo - sistema econômico, social e político, cujas principais características eram: poder centralizado nas mãos dos chamados senhores feudais, sociedade dividida em camadas sociais, e agricultura como base de sua economia.
No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.

Com a crise e desintegração do sistema feudal, devido a diferentes fatores, tais como: a terra perdendo força para o comércio, e a burguesia ganhando poder e disputando interesses com a nobreza local, um novo sistema econômico, social e político começa a tomar corpo – o pré-capitalismo.
A principal característica desse novo sistema é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos, tais como: economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro, foram aos poucos se agregando, dando origem ao que conhecemos hoje como capitalismo.



Pirâmide do Sistema Capitalista

É nesse contexto que o Brasil é descoberto no ano de 1500. A cidade do Rio de Janeiro, porém, só viria a ser descoberta dois anos depois.

Aguardem a Parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário