segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

~ Um Pouco da História do Rio de Janeiro - Última Parte ~


A partir de 1808, com a chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Brasil, a cidade do Rio de Janeiro se torna a sede do reino português. Além desse título, muitas outras mudanças marcantes ocorrem na cidade. Dentre elas, podemos citar: a abertura dos portos - primeira medida tomada por Dom João -, o fim do Pacto Colonial em terras brasileiras, a criação da imprensa régia, e a criação do Banco do Brasil.
A Família Real instala-se no bairro de São Cristóvão, onde ocorre o primeiro projeto de urbanização de um bairro na cidade.
A chegada de toda essa gente, gera a primeira crise habitacional na cidade. Essa crise cria um novo padrão de ocupação habitacional; ou seja, o crescimento urbano desordenado cria os cortiços. O maior deles localizava-se no que conhecemos hoje por Estácio e chamava-se Cabeça de Porco.



Esses cortiços eram insalubres e dificultavam a especulação imobilária. Com isso, durante a Reforma Passos (1902-1906), cujas 3 (três) diretrizes básicas de governo eram o saneamento, a segurança e o embelezamento da cidade, houve um combate à destruição dos cortiços.
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro continuou crescendo e se desenvolvendo com o surgimento de novos bairros, a criação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Vale lembrar que nessa mesma época, ocorreu o rompimento com o período monárquico e a afirmação dos novos ideais republicanos no país.
Na década de 20, houve a idéia da erradicação total das favelas, da
remodelação urbana da cidade, e de uma compartimentalização da mesma em zona industrial, zona sul e zona norte. Essa idéia ficou conhecida como Plano Agache - um plano grandioso, mas que, na prática, não funcionou. Entretanto, algumas de suas idéias foram aproveitadas mais tarde. Exemplos: metrô, Linha Vermelha, Linha Amarela, etc.
Na década de 70, há a destruição de alguns bairros para dar passagem à vias e novos bairros residenciais são criados. Os bondes desaparecem e a ênfase é no transporte rodoviário.
Em 1992, é inaugurada a Linha Vermelha e o projeto Rio Cidade (favela-bairo).
No momento, a cidade está sendo totalmente reestruturada em termos urbanísticos, para novas vias de acesso que facilitarão a vida não apenas do morador, mas também de futuros turistas que desfrutarão da chamada Cidade Maravilhosa em uma série de eventos de repercussão mundial, tais como: a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
No mais, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro continua crescendo e mostrando ter um grande potencial para um futuro promissor, apesar da violência e criminalidade existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário