quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

~ Uma Reflexão Sobre o Nosso Estilo de Vida ~


Será que precisamos de tantos bens para viver? Será que precisamos de tantas tarefas? Será que precisamos de tanta agressividade para lidar com as pessoas e com a vida? Por que comemos tantas coisas que nos fazem mal? Por que nos conformamos com um modo de vida nem um pouco saudável? Por que escolhemos um jeito de viver que destrói a vida ao invés de nos trazer qualidade de vida e bem-estar?
Quando nascemos nos deparamos com um mundo de caos e nos acostumamos com as contradições que habitar a Terra nos proporciona. Todos nós temos como objetivo primordial sermos felizes, mas magoamos as pessoas que mais amamos, usamos produtos que são testados em animais, poluímos os rios e os mares com o nosso esgoto e com agrotóxicos, aliás, colocamos pesticida no alimento que nos seria mais apropriado(legumes, verduras, frutas, grãos), poluímos a água que bebemos, poluímos o ar que nos mantêm vivos, comemos nossos irmãos animais que foram criados em locais de muito sofrimento (abatedouros), destruímos as nossas florestas para termos mais espaço e para decorarmos as nossas casas.
Ou seja, quando nascemos nos deparamos com a antítese da felicidade e da qualidade de vida e por ser algo que está tão arraigado aos nossos costumes, somos criados como se tudo fosse extremamente normal e aprendemos a ver o mundo desse jeito. Mas quando olhamos com atenção percebemos o quão contraditórias são as nossas escolhas, é como se desejássemos não levar choque mas mesmo assim colocássemos o dedo na tomada.
Quando pensamos quantas coisas no nosso jeito de viver necessitam de mudanças... Mas como é difícil pensar no que podemos fazer para, por exemplo, despoluir o Canal do Marapendi, cessar os testes em animais, dentre muitas e muitas outras coisas.... Acredito que o primeiro passo é não desanimar e voltar para o conformismo, mas sim mudar o que já é difícil, mas que só depende de você, as suas escolhas.
Escolher ser feliz e ter uma existência que não gere sofrimento a outras pessoas e a outros seres, isso sim é uma escolha sábia, mas não fácil, por estarmos habituados a funcionar no piloto automático, em viver sem pensar sobre cada escolha, mas o primeiro passo é:
Seja a mudança que você deseja ver no mundo. (Gandhi)
Se você não tentar, já fez a escolha por perder, mas se você tentar ainda há a opção de vencer.

(Texto extraído do blog de uma boa amiga.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário