domingo, 11 de dezembro de 2011

~ Um Pouco da História do Rio de Janeiro - Parte II ~


A cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 01 de janeiro de 1502, pelos navegadores portugueses Gaspar de Lemos e Gonçalo Coelho.
Entretanto, é a partir do ano de 1503, que se inicia efetivamente a sua ocupação.
Entre a descoberta da cidade e a sua fundação, houve muitas escaramuças entre portugueses e franceses, quando em 01 de março de 1565, Estácio de Sá desembarcou com sua paliçada defensiva e fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. 



Vale salientar algumas curiosidades a respeito desses nomes. A cidade recebeu, inicialmente, o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época – Dom Sebastião.
Quanto ao nome Rio de Janeiro, há diferentes histórias referentes à sua origem. Uma delas é devido a um engano dos portugueses que, quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, pensaram que se tratava da foz de um rio. Esse acontecido deu-se no mês de janeiro. Daí, Rio de Janeiro.
Foi dado ao morro Cara de Cão esse nome, devido ao proprietário de terras chamado Domingos Fernandes Cara de Cão.
Já o morro do Pão de Açúcar recebeu esse nome pelo fato de seu formato ser o mesmo de uma forma da época, onde se colocava o melaço produzido pela cana-de-açúcar depois de cozida.



Aguardem a Parte III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário