Eu nunca gostei muito de planejar. Planejamentos me passam a ideia de algo forçado e nem um pouco natural, deixando a vida sem grandes aventuras. Eu sempre gostei daquele friozinho na barriga, da espontaneidade, do improviso, e era sempre um prazer e uma alegria ver as coisas acontecendo naturalmente no seu devido tempo e lugar.
Mas, chegou uma hora em que a energia não parecia estar fluindo como antes. As coisas interessantes e as oportunidades andavam com passos lentos, meio que sem vontade; e eu me vi usando a boa enrgia em coisas que não eram importantes e não me acrescantavam muito.
Eu sei pra quê e porquê estou nesse mundo; entretanto, precisava focar mais nisso. Então, decidi que tinha de mudar essa história e focar minha energia no que eu sou e no que eu trago para esse mundo.
Se você está num momento de transição, pronto para altas mudanças, ou simplesmente quer dar 'um plus a mais' ao seu potencial criativo, aqui estão 5 dicas infalíveis.
1) Avalie suas prioridades.
Com apenas algumas perguntinhas básicas, você pode mudar todo um estilo de vida - uma mudança visceral -, dependendo da sinceridade das suas respostas, é claro.
O que te faz feliz?
O que te motiva e te inspira?
2) Livre-se das coisas que não te servem mais.
Quando você simplesmente deixa ir embora o que (ou quem) não presta pra sua vida, você se sente energizado, vivo, e pronto para maiores contribuições. Como fazer isso? Simples. Olhe bem de pertinho para sua vida e todas as coisas que você vem construindo. Para cada uma das atividades, pergunte-se: Isso me energiza? Isso me ajuda a movimentar minhas prioridades? Isso me dá oportunidades para aprender algo bom e crescer? Isso traz algo de positivo para minha vida?
Essas perguntas iluminam e esclarecem quanto ao que você precisa para mudar: projetos, propósitos, objetivos... Sair da sua cidade ou do seu país, aprender um outro idioma ou a tocar um instrumento musical, fazer uma grande viagem, escrever um blog ou um livro... Enfim, seja qual for o seu projeto, ele é seu, apenas seu, de mais ninguém. E só você vai poder descobrir isso.
3) Comprometa-se com três prioridades.
Se você tem mais de três prioridades, então você não tem nada. Você está perdido e, como dizia meu pai, quer abraçar o mundo com as pernas; ou seja, não sabe o que realmente quer e deseja fazer tudo ao mesmo tempo. Que grande confusão!
São apenas três prioridades - aquelas que você usou nas respotas do item 1. Simples. Só em pensar em começar a colocá-las em prática, tenho toda certeza que isso vai te dar um gás e te manter no caminho certo.
Não esqueça: quais são as suas três prioridades?
4) Crie uma agenda de atividades que se adapte a você.
Criando um agenda com horários e atividades bem estabelecidos, você não se perde e sobra tempo para a criatividade. O seu cérebro, livre de todo emaranhado de horários confusos, sem tempo para pensar, passa a ter mais espaço para outras conexões mais livres, mais saudáveis.
Portanto, não esqueça: organize-se! Nada ao extremo, claro, porque tudo que é demais não faz bem. Mas, alinhe seu lazer com o trabalho e estudos, de maneira a tornar o seu dia mais prazeroso.
5) Inspire-se.
Baseado nas suas prioridades e objetivos, busque o momento naquilo que te inspira. Analise uma de suas semanas, e avalie qual das atividades que mais te inspirou. Inspire-se em todas as boas coisas. Inspire-se na solução que você encontrou para os problemas e momentos difíceis, pois ela simplesmente representa a lição que você precisava aprender.
Toda a sorte!
(Texto adaptado por Marcinha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário