terça-feira, 13 de março de 2012

~ Cinco Dicas ~


Eu nunca gostei muito de planejar. Planejamentos me passam a ideia de algo forçado e nem um pouco natural, deixando a vida sem grandes aventuras. Eu sempre gostei daquele friozinho na barriga, da espontaneidade, do improviso, e era sempre um prazer e uma alegria ver as coisas acontecendo naturalmente no seu devido tempo e lugar.

Mas, chegou uma hora em que a energia não parecia estar fluindo como antes. As coisas interessantes e as oportunidades andavam com passos lentos, meio que sem vontade; e eu me vi usando a boa enrgia em coisas que não eram importantes e não me acrescantavam muito.

Eu sei pra quê e porquê estou nesse mundo; entretanto, precisava focar mais nisso. Então, decidi que tinha de mudar essa história e focar minha energia no que eu sou e no que eu trago para esse mundo.

Se você está num momento de transição, pronto para altas mudanças, ou simplesmente quer dar 'um plus a mais' ao seu potencial criativo, aqui estão 5 dicas infalíveis.

1) Avalie suas prioridades.

Com apenas algumas perguntinhas básicas, você pode mudar todo um estilo de vida - uma mudança visceral -, dependendo da sinceridade das suas respostas, é claro.
O que é mais importante para você?
O que te faz feliz?
O que te motiva e te inspira?
Abra-se, mergulhe em você mesmo e seja sincero nas respostas. Afinal de contas, é a sua vida que está em questão.

 

2) Livre-se das coisas que não te servem mais.

Quando você simplesmente deixa ir embora o que (ou quem) não presta pra sua vida, você se sente energizado, vivo, e pronto para maiores contribuições. Como fazer isso? Simples. Olhe bem de pertinho para sua vida e todas as coisas que você vem construindo. Para cada uma das atividades, pergunte-se: Isso me energiza? Isso me ajuda a movimentar minhas prioridades? Isso me dá oportunidades para aprender algo bom e crescer? Isso traz algo de positivo para minha vida?

Essas perguntas iluminam e esclarecem quanto ao que você precisa para mudar: projetos, propósitos, objetivos... Sair da sua cidade ou do seu país, aprender um outro idioma ou a tocar um instrumento musical, fazer uma grande viagem, escrever um blog ou um livro... Enfim, seja qual for o seu projeto, ele é seu, apenas seu, de mais ninguém. E só você vai poder descobrir isso.

 

3) Comprometa-se com três prioridades.

Se você tem mais de três prioridades, então você não tem nada. Você está perdido e, como dizia meu pai, quer abraçar o mundo com as pernas; ou seja, não sabe o que realmente quer e deseja fazer tudo ao mesmo tempo. Que grande confusão!

São apenas três prioridades - aquelas que você usou nas respotas do item 1. Simples. Só em pensar em começar a colocá-las em prática, tenho toda certeza que isso vai te dar um gás e te manter no caminho certo.
Não esqueça: quais são as suas três prioridades?

 

4) Crie uma agenda de atividades que se adapte a você.

Criando um agenda com horários e atividades bem estabelecidos, você não se perde e sobra tempo para a criatividade. O seu cérebro, livre de todo emaranhado de horários confusos, sem tempo para pensar, passa a ter mais espaço para outras conexões mais livres, mais saudáveis.

Portanto, não esqueça: organize-se! Nada ao extremo, claro, porque tudo que é demais não faz bem. Mas, alinhe seu lazer com o trabalho e estudos, de maneira a tornar o seu dia mais prazeroso.

 

5) Inspire-se.

Baseado nas suas prioridades e objetivos, busque o momento naquilo que te inspira. Analise uma de suas semanas, e avalie qual das atividades que mais te inspirou. Inspire-se em todas as boas coisas. Inspire-se na solução que você encontrou para os problemas e momentos difíceis, pois ela simplesmente representa a lição que você precisava aprender.

Toda a sorte!

(Texto adaptado por Marcinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário