sexta-feira, 2 de março de 2012

~Joyce e Woolf: Clássicos de Um Dia - Parte III: A Grande Jornada de James Joyce ~


Em Ulysses (1912), James Joyce recria o épico grego A Odisséia, que narra a saga de Ulysses em sua tentativa de retorno para seu lar, em Ítaca. Porém, Leopold Bloom - o anti-herói de Joyce - utiliza o 16 de junho para fazer sua jornada de maneira nada convencional, passeando pelas ruas da Irlanda, com paradas em prostíbulos, bares, resistindo (ou não) às tentações da cidade, e revive, à sua maneira, todos os passos do herói grego.
Durante os dezoito capítulos do livro, o autor também faz um panorama de um dos séculos mais conturbados da história. Guerras, revoluções científicas e outros elementos que marcaram esse período histórico, permeiam as páginas desse que é considerado por muitos críticos um dos romances mais relevantes da história da literatura.
A importância de Ulysses é tão grande no universo literário, que o dia 16 de junho é celebrado em diversas partes do mundo como Bloomsday, para lembrar a data da jornada de Leopold Bloom. 

Utilizando apenas um dia, Virginia Woolf e James Joyce marcaram seus nomes, seus livros e suas personagens na história da literatura, tornando-se clássicos.
Após os 130 anos do nascimento desses dois autores, os dias que eles criaram ainda fascinam e intrigam leitores por todo o mundo, e ainda servem de inspiração para novos autores.
Dois autores, dois romances e dois dias que serão lembrados ainda por muitos dias, anos e quem sabe até séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário