sexta-feira, 2 de março de 2012

~ Joyce e Woolf: Clássicos de Um Dia - Parte II: A Festa Interior de Virginia Woolf ~


Clarissa, criada por Woolf em 1925, tem a sua jornada voltada ao interior pessoal. Durante os preparativos para uma festa, a senhora Dalloway revive sua juventude de amores desfeitos e começa a relembrar os momentos definitivos da sua vida e o que poderia ter sido diferente.
Ao mesmo tempo, em algum lugar de Londres, o jovem visionário Septimus Warren Smith enfrenta conflitos interiores para tentar apagar os horrores vividos durante a guerra.
Os enredos dessas duas personagens se entrelaçam ao longo do romance até chegar a um climax dramático. Porém, é pelo mundo interior das personagens que Virgina Woolf conduz seus leitores.
Com dramas psicológicos, ações se misturando com pensamentos e imagens interiores, o presente, o passado e o futuro de Clarussa e Sepitmus mesclam-se formando um dos romances mais cultuados de todos os tempos. O dia parece ser infinito pelos olhos das personagens.

Utilizando apenas um dia, Virginia Woolf e James Joyce marcaram seus nomes, seus livros e suas personagens na história da literatura, tornando-se clássicos.
Após os 130 anos do nascimento desses dois autores, os dias que eles criaram ainda fascinam e intrigam leitores por todo o mundo, e ainda servem de inspiração para novos autores.
Dois autores, dois romances e dois dias que serão lembrados ainda por muitos dias, anos e quem sabe até séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário